Na consulta médica ou de enfermagem, é feito o exame clínico...
Para tanto, é necessário fazer as seguintes orientações, EXCETO:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (30)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A é a correta, pois apresenta uma informação incorreta em relação ao papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) na orientação das mulheres para o exame preventivo do câncer cérvico-uterino.
Comentário Geral sobre o Tema:
O exame preventivo do câncer cérvico-uterino, comumente chamado de Papanicolau, é fundamental para a detecção precoce de possíveis alterações no colo do útero que possam evoluir para câncer. A atenção básica e o papel do ACS são essenciais para garantir que as mulheres recebam essas orientações de forma adequada. O ACS deve educar e incentivar a adesão das mulheres aos exames de rotina, que são fundamentais para o cuidado integral da saúde feminina.
Justificativa das Alternativas:
Alternativa A: A afirmação de que "mulheres grávidas não podem fazer o preventivo" é incorreta. Na verdade, as mulheres grávidas podem sim realizar o exame Papanicolau, pois ele é seguro durante a gravidez. Assim, essa alternativa está errada e é por isso que é a correta dentro do contexto da questão (buscando a exceção).
Alternativa B: Essa alternativa está correta. Recomenda-se que o exame preventivo seja realizado anualmente e, se dois exames consecutivos apresentarem resultados normais, pode ser feito a cada três anos. Esta orientação está de acordo com as diretrizes nacionais de saúde.
Alternativa C: Também está correta. Antes da coleta do exame citopatológico, é recomendado que a mulher evite relações sexuais, o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais por 48 horas, além de não realizar o exame durante a menstruação, para garantir a precisão dos resultados.
Alternativa D: Ela também é correta. Toda mulher que tenha ou teve atividade sexual deve realizar o exame preventivo, especialmente aquelas entre 25 e 59 anos de idade, pois esta faixa etária é a mais recomendada para o rastreamento.
No contexto do exame preventivo e do papel do ACS, é importante entender as recomendações corretas para garantir que todas as mulheres recebam informações precisas e seguras sobre os cuidados com sua saúde.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
letra D também esta incorreta, pois a idade preconizada pelo Ministério da Saúde é de 25 a 64 anos.
A idade para se iniciar o preventivo do Câncer de colo do útero é 25 a 64 anos, portanto a D também está errada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo