O conhecimento dos fatores associados às alterações de equil...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C: Perda de peso não intencional; autorrelato de fadiga; diminuição da força; redução das atividades físicas; e, diminuição na velocidade da marcha.
Vamos entender melhor o tema abordado na questão e justificar todas as alternativas.
O equilíbrio corporal é vital para a nossa orientação no espaço e para a segurança dos movimentos. Em idosos, o processo de envelhecimento pode comprometer o Sistema Nervoso Central (SNC) e a capacidade de processamento dos sinais vestibulares, visuais e proprioceptivos, o que pode levar a problemas como vertigem, tontura e desequilíbrio. Esses fatores aumentam os riscos de quedas e outras complicações.
A fragilidade em idosos é um conceito importante, pois identifica aqueles que estão mais vulneráveis a estresses e complicações de saúde. Clinicamente, a fragilidade envolve cinco componentes principais.
Agora, vamos analisar por que a alternativa C está correta e as outras estão incorretas:
C - Perda de peso não intencional; autorrelato de fadiga; diminuição da força; redução das atividades físicas; e, diminuição na velocidade da marcha.
A alternativa C está correta porque descreve os cinco componentes da síndrome de fragilidade conforme proposto por Fried et al. (2001). Estes componentes são amplamente reconhecidos em literatura médica e incluem:
- Perda de peso não intencional: geralmente definida como a perda de 4,5 kg ou mais ao longo de um ano.
- Autorrelato de fadiga: sensação persistente de cansaço.
- Diminuição da força: frequentemente medida pela força de preensão manual.
- Redução das atividades físicas: baixo nível de atividade física.
- Diminuição na velocidade da marcha: redução na velocidade ao caminhar.
A - Fadiga; fraqueza; sedentarismo; marcha com velocidade diminuída; e, perda auditiva.
A alternativa A está incorreta porque, embora os itens fadiga, fraqueza, sedentarismo e marcha com velocidade diminuída estejam relacionados à fragilidade, perda auditiva não é um dos cinco componentes principais da síndrome de fragilidade.
B - Perda de acuidade visual; perda de acuidade auditiva; perda de peso; fadiga; e, sarcopenia.
A alternativa B está incorreta porque, apesar de fadiga e perda de peso serem componentes corretos, perda de acuidade visual, perda de acuidade auditiva e sarcopenia (perda de massa muscular) não estão entre os cinco componentes principais da síndrome de fragilidade segundo Fried et al.
D - Marcha reduzida pelo sedentarismo; perda de peso não intencional; incontinência; diminuição de força muscular; e, perda da acuidade visual e auditiva.
A alternativa D está incorreta porque, embora perda de peso não intencional e diminuição de força muscular sejam componentes corretos, incontinência, perda de acuidade visual e perda auditiva não fazem parte dos cinco componentes principais da síndrome de fragilidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A síndrome de fragilidade é identificada por cinco componentes: perda de peso; fadiga; redução de força, de atividade física e de velocidade de caminhada.
Os idosos são classificados como “pré-frágeis” (1-2 componentes) e “frágeis” (3 ou +).
Gabarito C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo