Para a avaliação do teste de levantar e sentar da cadeira co...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - 10 a 16,4 segundos.
O teste de levantar e sentar da cadeira é uma ferramenta amplamente utilizada na Fisioterapia para avaliar a funcionalidade e a força dos membros inferiores, especialmente em idosos. Este teste também é conhecido por ser um preditor de vários desfechos de saúde, como disfunção do equilíbrio, distúrbios vestibulares, risco de quedas, risco de incapacidade funcional, sarcopenia e fraqueza muscular.
A versão com cinco repetições é a mais popular e validada clinicamente, pois fornece uma avaliação objetiva e rápida da capacidade funcional do indivíduo. No contexto dos idosos, os pontos de corte para essa versão específica variam de 10 a 16,4 segundos, o que justifica a correção da alternativa C.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A - 8 a 10 segundos: Este intervalo é muito curto e não reflete a realidade da população idosa, que normalmente precisa de mais tempo para completar o teste.
Alternativa B - 8 a 12,5 segundos: Embora mais próximo do intervalo correto, ainda está abaixo do ponto de corte superior (16,4 segundos), o que pode levar a uma subestimação da capacidade funcional dos idosos.
Alternativa D - 15 a 18 segundos: Este intervalo excede o ponto de corte superior validado (16,4 segundos), o que pode levar a uma superestimação da capacidade funcional dos idosos.
Assim, a alternativa C é a que melhor representa os pontos de corte validados para o teste de levantar e sentar da cadeira na população idosa, de acordo com a literatura científica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito C
Em idosos, o TLS é considerado um teste válido e pontos de corte variando de 10 a 16,4 s têm se mostrado bons preditores para diversos desfechos em saúde, como disfunção do equilíbrio, distúrbios vestibulares, risco de quedas, risco de incapacidade funcional, sarcopenia e fraqueza muscular dos membros inferiores.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo