Na região semiárida do Brasil, onde a frequência e o volume ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3126639 Saúde Pública
Na região semiárida do Brasil, onde a frequência e o volume diário de chuva são muito reduzidos, é preciso aproveitar toda a água da chuva para minimizar os problemas de acesso à água nos meses de seca. Uma das alternativas utilizadas é a construção de cisternas, que são grandes reservatórios para armazenar água da chuva, a qual pode ser usada para consumo humano.
Captura_de tela 2024-12-30 102124.png (259×148)
Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/qualidade_agua_consumo_humano_cartilha_promocao.pdf

As orientações para manutenção e conservação das cisternas e da qualidade da água armazenada incluem: 

I- Se a primeira chuva for forte, só são necessárias duas horas de chuva para lavar o telhado; mas, se a chuva for fina e constante, podem ser necessários até dois dias para a limpeza. Esse cuidado previne que poeira, fezes e urina de animais ou outros detritos escorram para a cisterna.
II- Se a cisterna for de alvenaria ou de placa, manter a parte externa da cisterna pintada na cor branca para identificar possíveis rachaduras e para conservar a água sempre fresquinha.
III- Devido à escassez de água para consumo humano, toda chuva deve ser aproveitada, inclusive as primeiras chuvas do ano.
IV- Deve-se limpar sempre o espaço ao redor da cisterna para evitar contaminação da água por fezes e urina de animais, sendo ideal cercar a cisterna de vegetação para auxiliar nessa proteção.

É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas