A portaria número 1.271 (6 de junho de 2014), do Ministério...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Médico - Endocrinologia |
Q1171255 Medicina

A portaria número 1.271 (6 de junho de 2014), do Ministério da Saúde, define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados no Brasil. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta em relação aos conceitos considerados nessa portaria, para fins de notificação compulsória.


I. Notificação compulsória imediata (NCI) é a que deve ocorrer em até 24 (vinte e quatro) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública.

II. Notificação compulsória negativa é a comunicação semanal realizada pelo responsável pelo estabelecimento de saúde à autoridade de saúde, informando todos os eventos adversos ocorridos no período, tais como doenças, agravos ou evento de saúde pública constante da Lista de Notificação Compulsória.

III. Agravo é qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada.

IV. Epizootia é a doença ou morte de animal ou de grupo de animais que possa apresentar riscos à saúde pública.


Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas