Reações cutâneas adversas a medicamentos são comuns, afetand...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2657724 Medicina
Reações cutâneas adversas a medicamentos são comuns, afetando 2 a 3 por cento dos pacientes hospitalizados e são uma causa significativa de morbidade ambulatorial. A partir disto, analise os itens a seguir.

I- A forma de líquen plano induzida por medicamentos desse distúrbio geralmente se desenvolve insidiosamente, meses ou até um ano ou mais após o início do medicamento, e pode afetar qualquer área da superfície corporal.

II- As erupções medicamentosas liquenoides orais são muito comuns e compartilham características clínicas com o líquen plano oral.

III- Os medicamentos são a segunda causa mais comum de eritrodermia. Alopurinol, inibidores da ECA; carbamazepina, fenitoína, barbitúricos e outros medicamentos foram associados à dermatite esfoliativa.

IV- Urticária e angioedema podem ser manifestações de reações de hipersensibilidade a medicamentos que podem ser mediadas por imunoglobulina E (IgE) (hipersensibilidade tipo I ou devido à ativação direta de mastócitos por mecanismos não mediados por IgE).

V- A síndrome de Stevens-Johnson/necrólise epidérmica tóxica (SSJ/NET) é frequentemente desencadeada por medicamentos. Certos antiepiléticos, sulfonamidas antibacterianas e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) oxicam são os mais frequentemente implicados.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas