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Q53055 Português
Exclusão social

A humanidade tem dominado a natureza a fim de tornar
a vida cada vez mais longa e mais cômoda. Essas vantagens se
expandiram para um número crescente de seres humanos.
Graças à combinação dessas duas tendências, os homens
imaginaram que seria possível construir uma utopia em que
todos teriam acesso a tudo: todos, pelas mudanças sociais; a
tudo, por causa dos avanços técnicos. No século XX, numa
demonstração de arrogância, muitos chegaram a marcar o ano
2000 como a data da inauguração dessa utopia.
Neste início de século, vemos que a técnica superou as
expectativas. Os seres humanos dispõem de uma variedade de
bens e serviços inimagináveis até há bem pouco tempo, que
aumentaram substancialmente a esperança de vida, ampliaram
o tempo livre a ser usufruído e ainda oferecem a possibilidade
de realizar sonhos de consumo. Mas a história social não cumpriu
a parte que lhe cabia no acordo, e uma parcela considerável
da humanidade ficou excluída dos benefícios. Ainda mais
grave: o avanço técnico correu a uma velocidade tão grande
que passou a aumentar a desigualdade e a ameaçar a estabilidade
ecológica do planeta. A exclusão deixou de ser vista como
uma etapa a ser superada: é um estado ao qual bilhões de
seres humanos - os excluídos da modernidade - estão
condenados.

Na modernidade técnica, o processo social, tanto entre
os capitalistas mais liberais quanto entre os socialistas mais
ortodoxos, é analisado do ponto de vista econômico, ignorandose
ou relegando-se a um segundo plano os aspectos sociais e
os éticos. Já no século XIX, na luta pela abolição da escravidão,
Joaquim Nabuco procurava encarar o processo social
sob três óticas: a moral, a social e a econômica. Mais de um
século passado, é urgente retomar essa visão triangular, se se
deseja superar a barbárie da exclusão.

(Cristovam Buarque. Admirável mundo atual. S. Paulo: Geração
Editorial, 2001, pp. 188 e 328)

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Alternativas

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A alternativa correta é a A.

Vamos entender por que essa alternativa está correta e as outras não.

Alternativa A: "O tema da exclusão, que está no centro desse texto, representa-se em muitas outras páginas do autor, que, entre outros cargos, ocupou o de reitor da UNB."

Esta alternativa está correta porque a pontuação está bem aplicada. A vírgula após "exclusão" marca uma pausa explicativa, e as vírgulas antes e depois de "que, entre outros cargos, ocupou o de reitor da UNB" isolam uma oração subordinada adjetiva explicativa. Além disso, o uso das vírgulas no trecho "entre outros cargos" está adequado, pois isola um aposto.

Alternativa B: "A exclusão é sem dúvida, um tema da modernidade, quando as ilusões da globalização fazem crer que estejamos todos, incluídos no desenvolvimento internacional."

Esta alternativa é incorreta devido ao uso inadequado das vírgulas. A vírgula após "sem dúvida" está errada, pois separa indevidamente o sujeito "A exclusão" do predicado "é sem dúvida um tema da modernidade". Além disso, não há necessidade de vírgula após "todos" em "fazem crer que estejamos todos".

Alternativa C: "Entre as ilusões da modernidade, estão os sonhos de consumo, acalentados por muitos, principalmente, por aqueles que pouco acesso têm, ao mercado globalizado."

Esta alternativa é incorreta devido ao excesso de vírgulas. A vírgula após "principalmente" é desnecessária e prejudica a fluidez da leitura. Além disso, a vírgula após "têm" está incorreta, pois não deve separar o verbo de seu complemento direto.

Alternativa D: "Quem é que não sonha com mais tempo livre, no entanto, esse é um privilégio reservado aos que desfrutam de fato, dos benefícios do progresso tecnológico."

Esta alternativa é incorreta porque a vírgula após "livre" e antes de "no entanto" está inadequada. "No entanto" é uma conjunção adversativa e deve ser precedida por ponto e vírgula ou ponto final. Ademais, a vírgula após "de fato" é desnecessária.

Alternativa E: "Ter muito tempo livre para os mais pobres, pode significar ter pouco trabalho; menos condições de ganhar seu sustento, ou que dirá de sonhar com o consumo..."

Esta alternativa é incorreta porque a vírgula após "mais pobres" é desnecessária, pois separa o sujeito "Ter muito tempo livre para os mais pobres" do predicado "pode significar ter pouco trabalho". Além disso, o uso do ponto e vírgula depois de "trabalho" está inadequado e a expressão "ou que dirá de sonhar com o consumo" não precisa de vírgula antes.

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Comentários

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a) O tema da exclusão, que está no centro desse texto, representa-se em muitas outras páginas do autor, que, entre outros cargos, ocupou o de reitor da UNB.   OK!

b) A exclusão é , sem dúvida, um tema da modernidade, quando as ilusões da globalização fazem crer que estejamos todos , incluídos no desenvolvimento internacional.

c) Entre as ilusões da modernidade, estão os sonhos de consumo, acalentados por muitos, principalmente, por aqueles que pouco acesso têm, ao mercado globalizado.

d) Quem é que não sonha com mais tempo livre,     . N  o entanto, esse é um privilégio reservado aos que desfrutam de fato, dos benefícios do progresso tecnológico.

e) Ter muito tempo livre , para os mais pobres, pode significar ter pouco trabalho ;  , menos condições de ganhar seu sustento, ou que dirá de sonhar com o consumo... ( o fim dessa frase está tão coloquial que soa estranho...) 

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