Em norma-padrão da língua portuguesa e em conformidade com ...
Leia a tira para responder à questão.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A opção correta é a letra C. A letra A seria aceita se fosse analisada de acordo com a linguagem falada. Segundo a norma-padrão, é errado o uso de pronome oblíquo em início de oração; além disso o verbo “ensinar” pede dois complementos, um sem preposição e o outro preposicionado, o “lhe” e a frase “a questionar a autoridade” têm a mesma função, ambas estão funcionando como objeto indireto, o que é incorreto porque não é possível existir dois objetos indiretos para o mesmo verbo, o que elimina a letra B. Já nas opções A e E, o pronome oblíquo “o” só pode exercer a função de objeto direto, o que não acontece aí.
Gabarito: C
Regência - verbo ENSINAR
1. intransitivo - doutrinar, pregar:
Júlio ensina na Faculdade.
2. transitivo direto - educar:
Nem todos ensinam as crianças.
3. transitivo direto e indireto - fazer conhecer, dar instrução sobre:
Ensinou os exercícios ao colega.
Fonte: Leila Lauar Sarmento. (site)
Assim, a preposição "a" deve estar presente na frase, nem que seja na forma "lhe".
A e E já não cumprem este quesito.
B começa com um Lhe = errado de cara.
Eu havia colocado como certa a D (Eu ensinei ele a questionar a autoridade.). Ela confunde a pessoa, parece estar respeitando a regência do verbo (Ensinou a quem ou o que... a fazer o que?), mas ela não segue o correto:
Ensinou os exercícios ao colega.
ou
Ensinou ao colega os exercícios.
Ou seja, na resposta correta, deve haver um "ensinar a", "ensinar-lhe", "lhe ensinar" ou algo do tipo (que cumpra a correta colocação pronominal, é claro). Não pode ser apenas "ensinei-o", "o ensinei".
Assim, só sobra C: Eu ensinei-lhe que questionasse a autoridade.
"Eu ensinei a ele (o que?) que questionasse a autoridade."
Deve ser meu 1° comentário gigante (eu que acho tão ruim comentários gigantes, mas este é bem didático kkkkkk).
Quem ensina, ensina algo A alguém... VTDI
A ele ou A ela, só pode ser substituído pelo pronome LHE
Nas duas questões que encontramos o pronome lhe, a alternativa B tem um erro grosseiro: nunca se usa próclise no início de oração.
Logo, só nos resta a alternativa C.
Poderia estar escrito corretamente também da seguinte forma: "Eu lhe ensinei que questionasse a autoridade.", nesse caso não estaria utilizando próclise no início da oração.
LHE – objeto indireto
O pronome LHE é a sintetização de a ele/ela ou a você , o pronome LHE só é usado com verbos transitivos indiretos que exijam a preposição A ou PARA. Ele serve tanto para o masculino quanto para o feminino e normalmente se refere a pessoas.
Então: falei-lhe = falei a você (não se diz *falei você); disse-lhe = disse a ele; já lhes informaram? = já informaram a vocês?; entreguei-lhe o livro = entreguei a ele [o livro]; mandei-lhe flores = mandei [flores] para ela.
O e A – objeto direto
Quando não cabe a preposição A ou PARA, significa que o objeto é direto; neste caso o pronome a ser usado para substituir pessoas ou coisas é O para o masculino e A para o feminino:
entreguei-o ao bibliotecário = entreguei o livro; entregou-o para as milícias = entregou o refém; mandei-a embora = mandei a moça embora; mandei-as para Celina = mandei flores para ela.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo