Com relação a algumas das demonstrações contábeis previstas ...
Caso a entidade apresente as movimentações em outros resultados abrangentes como parte da demonstração de mutações do patrimônio líquido, ela estará dispensada de apresentar, à parte, uma demonstração de outros resultados abrangentes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão exige conhecimentos da norma CPC 26 (R1) – Apresentação das Demonstrações Contábeis, mais especificamente sobre outros resultados abrangentes, conceito passou a ser discutido no Brasil somente em setembro de 2009 por meio do normativo em tela.
Vamos aos conceitos necessários ao entendimento:
Outros resultados abrangentes compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação), que não são reconhecidos na demonstração do resultado como
requerido ou permitido pelas normas, interpretações e comunicados emitidos pelo CFC.
Resultado abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários. Compreende todos os componentes da “demonstração do resultado” e da “demonstração dos outros resultados abrangentes”.
Resultado do período é o total das receitas deduzido das despesas, exceto os itens reconhecidos como outros resultados abrangentes no patrimônio líquido.
Vamos à resolução da questão:
De acordo com o item 10 do CPC 26 (R1), a demonstração do resultado abrangente faz parte do conjunto completo das demonstrações contábeis e, o item 11 prevê que a entidade deve apresentar todas as demonstrações que fazem parte do conjunto completo.
Em complemento, de acordo com o item 106 do CPC 26 (R1), os resultados abrangentes do período fazem parte das informações que devem estar contidas na DMPL.
Logo, se as informações de outros resultados abrangentes já fazem parte da DMPL e a apresentação da demonstração do resultado abrangente é obrigatória, não há o que se falar em dispensa de sua apresentação.
Portanto, o gabarito é ERRADA.
Fonte: CPC 26 (R1) – Apresentação das Demonstrações Contábeis.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se ela apresenta DMPL pelo CPC , ela não precisa elaborar a DLPA
Jurava que estava certa
CPC 26 - O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:
...
(b2) demonstração do resultado abrangente do período; (DRA)
CPC 26 - Apêndice A:
"Obs: Lembrar que agora é vedada a apresentação da Demonstração do Resultado Abrangente (DRA) apenas na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. (DMPL)"
Portanto, mesmo o Resultado Abrangente estar incluído na DMPL, é obrigatório sua divulgação em separado (DRA).
Outra questão:
(Auditor de Contas Públicas/TCE PE/2017) O conjunto completo de demonstrações contábeis a ser apresentado pelas sociedades constituídas por ações inclui a demonstrações do patrimônio líquido, a qual deverá conter o resultado abrangente do período, exceto quando houver demonstração do resultado abrangente apresentada em separado.
(Item ERRADO)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo