Considere que, no estado do Tocantins, um delegado de políci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q150704 Redação Oficial
Considere que, no estado do Tocantins, um delegado de polícia tenha encaminhado ao secretário de segurança um expediente do qual se tenha extraído o seguinte trecho.

Conforme solicitado por Vossa Excelência, comunico que está sendo averiguado a hipótese de envolvimento no assassinato de pessoas com quem a vítima mantinha transações comerciais. Ressalto que foi de grande valia vossa participação no caso em questão.

Em face dessas considerações, julgue o item abaixo.

O trecho em questão atende às orientações de redação oficial e às normas gramaticais.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Conforme solicitado por Vossa Excelência, comunico que está sendo averiguado a hipótese de envolvimento no assassinato de pessoas com quem a vítima mantinha transações comerciais. Ressalto que foi de grande valia vossa (Sua) participação no caso em questão. "

A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade

Embora o pronome de tratamento se dirija à segunda pessoa, toda a concordância deve ser feita com a terceira pessoa. Usa-se Vossa, quando conversamos com a pessoa, e Sua, quando falamos da pessoa
Quanto a informalidade o texto está perfeito. Acontece que houve equívoco ao usar o termo "vossa". Esta se falando da pessoa, dessa forma usa-se o sua.

Na minha opinião, o erro está na palavra averiguado, que não concorda com o complemento. O correto seria "averiguada a hipótese de envolvimento...".

No que se refere ao emprego do vossa, acredito que não há erro, pois o delegado está falando com a própria pessoa, embora não pessoalmente. O sua seria cabível se ele estivesse falando a respeito do secretário com uma terceira pessoa, o que não é o caso. 

Concordo com o primeiro comentário.

O pronome de tratamento concorda com o verbo na 3ª pessoa. Quando se referir à 3ª pessoa, o pronome é precedido de "sua":

Sua Majestade, a rainha da Inglaterra, chega hoje ao Brasil.
e não..
Vossa Majestade, a rainha...

Ao se dirigir a uma autoridade, você usa o "Vossa". Ex.: Vossa Excelência foi muito útil na resolução do problema. 

Ao se dirigir a outra pessoa, referindo-se àquela mesma autoridade, você usa o "Sua". Ex. Sua Excelência, o deputado José, foi muito útil na resolução do problema. 
 

"...Conforme solicitado por Vossa Excelência, comunico que está sendo averiguado a hipótese de envolvimento no assassinato de pessoas..."

Não seria averiguadA.

Haveria erro de concordância na palavra averiguado? Alguém poderia me ajudar nesta dúvida?

O que está sendo averiguado? A Hipótese


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo