Considere que, no estado do Tocantins, um delegado de políci...
Conforme solicitado por Vossa Excelência, comunico que está sendo averiguado a hipótese de envolvimento no assassinato de pessoas com quem a vítima mantinha transações comerciais. Ressalto que foi de grande valia vossa participação no caso em questão.
Em face dessas considerações, julgue o item abaixo.
O trecho em questão atende às orientações de redação oficial e às normas gramaticais.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade
Embora o pronome de tratamento se dirija à segunda pessoa, toda a concordância deve ser feita com a terceira pessoa. Usa-se Vossa, quando conversamos com a pessoa, e Sua, quando falamos da pessoa.
Na minha opinião, o erro está na palavra averiguado, que não concorda com o complemento. O correto seria "averiguada a hipótese de envolvimento...".
No que se refere ao emprego do vossa, acredito que não há erro, pois o delegado está falando com a própria pessoa, embora não pessoalmente. O sua seria cabível se ele estivesse falando a respeito do secretário com uma terceira pessoa, o que não é o caso.
O pronome de tratamento concorda com o verbo na 3ª pessoa. Quando se referir à 3ª pessoa, o pronome é precedido de "sua":
Sua Majestade, a rainha da Inglaterra, chega hoje ao Brasil.
e não..
Vossa Majestade, a rainha...
Ao se dirigir a uma autoridade, você usa o "Vossa". Ex.: Vossa Excelência foi muito útil na resolução do problema.
Ao se dirigir a outra pessoa, referindo-se àquela mesma autoridade, você usa o "Sua". Ex. Sua Excelência, o deputado José, foi muito útil na resolução do problema.
Não seria averiguadA.
Haveria erro de concordância na palavra averiguado? Alguém poderia me ajudar nesta dúvida?
O que está sendo averiguado? A Hipótese
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo