Relativamente à mensuração de itens patrimoniais ao valor ju...
Devido à inexistência de mercados ativos, para a maioria dos itens patrimoniais, a avaliação a valor justo deve priorizar os preços ajustados.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Questão que cobra conhecimentos sobre valor justo e nos pede assinalar se a questão está certa ou errada.
De acordo com o CPC 46 temos:
“Para aumentar a consistência e a comparabilidade nas mensurações do valor justo e nas divulgações correspondentes, este Pronunciamento estabelece uma hierarquia de valor justo que classifica em três níveis (vide itens 76 a 90) as informações (inputs) aplicadas nas técnicas de avaliação utilizadas na mensuração do valor justo. A hierarquia de valor justo dá a mais alta prioridade a preços cotados (não ajustados) em mercados ativos para ativos ou passivos idênticos (informações de Nível 1) e a mais baixa prioridade a dados não observáveis (informações de Nível 3).”
Portanto, a avaliação do valor justo deve priorizar preços cotados (não ajustados).
Gabarito do Monitor: Errado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Deve priorizar os preços cotados (não ajustados) em mercados ativos.
CPC 46. 72. Para aumentar a consistência e a comparabilidade nas mensurações do valor justo e nas divulgações correspondentes, este Pronunciamento estabelece uma hierarquia de valor justo que classifica em três níveis (vide itens 76 a 90) as informações (inputs) aplicadas nas técnicas de avaliação utilizadas na mensuração do valor justo. A hierarquia de valor justo dá a mais alta prioridade a preços cotados (não ajustados) em mercados ativos para ativos ou passivos idênticos (informações de Nível 1) e a mais baixa prioridade a dados não observáveis (informações de Nível 3).
77. O preço cotado em mercado ativo oferece a evidência mais confiável do valor justo e deve ser utilizado sem ajuste para mensurar o valor justo sempre que disponível, salvo conforme especificado no item 79.
E aquele Sonho lá? Desiste não...
O item está incorreto.
.
A avaliação a valor justo não necessariamente deve priorizar os preços ajustados devido à inexistência de mercados ativos. Na ausência de mercados ativos, outras técnicas de avaliação podem ser utilizadas, como a utilização de modelos de precificação, simulações, entre outros métodos. O objetivo é chegar a uma estimativa confiável do valor justo, levando em consideração todas as informações disponíveis e relevantes sobre o ativo em questão. Portanto, a afirmação de que a avaliação deve priorizar os preços ajustados não é precisa.
.
Por exemplo, em casos onde não há mercados ativos para um determinado ativo, os contadores podem recorrer a abordagens como modelos de precificação, técnicas de avaliação comparativa, simulações ou até mesmo utilizar informações de transações similares. O objetivo é chegar a uma estimativa razoável e confiável do valor justo, levando em consideração todas as informações disponíveis e relevantes.
.
Portanto, em vez de afirmar que a avaliação deve priorizar exclusivamente os preços ajustados devido à falta de mercados ativos, é mais preciso dizer que a avaliação a valor justo deve considerar uma gama de métodos de avaliação adequados às circunstâncias específicas do ativo, buscando chegar a uma estimativa confiável e precisa do valor justo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo