Com relação a cárie dentária, tratamento e sua etiopatogenia...
Com relação a cárie dentária, tratamento e sua etiopatogenia, julgue o item subsequente.
Todo dente pode se tornar suficientemente resistente à cárie
mediante a realização de tratamentos químicos e mecânicos,
pois o desafio cariogênico — no qual o indivíduo deverá ser
frequentemente submetido —, não encontrará o fator de
suscetibilidade, que é imprescindível para a formação da lesão
de cárie.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é sobre a resistência à cárie dentária e a etiopatogenia, ou seja, as causas e o desenvolvimento das lesões de cárie. Para resolver a questão, é preciso ter conhecimento sobre como a cárie se desenvolve e como os tratamentos podem influenciar essa condição.
Alternativa correta: Errado (E)
A afirmação da questão sugere que todo dente pode ser tornado completamente resistente à cárie apenas com tratamentos químicos e mecânicos. No entanto, essa afirmação é incorreta por várias razões:
- Primeiro, a formação de cárie dentária é um processo multifatorial, envolvendo microrganismos, substratos fermentáveis (como açúcares), tempo e a suscetibilidade do hospedeiro. Mesmo com tratamentos, não é possível eliminar completamente todos esses fatores.
- Além disso, a resistência de um dente à cárie não depende somente de tratamentos, mas também de fatores como a higiene bucal diária, dieta e a presença de flúor.
- Os tratamentos podem reduzir o risco, mas não garantem uma resistência absoluta, especialmente porque fatores como a dieta e os hábitos de higiene são dinâmicos e variam com o tempo.
Por que a alternativa "C" (certo) está incorreta:
A alternativa "C" pressupõe que é possível tornar os dentes totalmente resistentes à cárie, o que, como explicado, não é viável devido à natureza multifatorial da cárie. Não há como garantir que nunca haverá um fator de suscetibilidade.
Portanto, a resposta correta é Errado (E), pois a afirmação é simplista e não considera a complexidade do processo cariogênico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A suscetibilidade do dente à cárie é determinada pelo grau de mineralização do esmalte, proporcionando maior ou menor resistência à dissolução ácida, cuja mineralização também é regida por fatores intrínsecos que ocorrem durante a formação do dente e os extrínsecos, que são fatores ambientais e locais. Não existe um dente suficientemente resistente à cárie e, por mais que se procure aumentar essa resistência, através de métodos químicos e mecânicos, sempre fica na dependência do desafio cariogênico a que o indivíduo será submetido. Por esse motivo o fator suscetibilidade, no estabelecimento de estratégias preventivas, deve ser considerado como um fator de importância relativa. Lima, J. E. de O. (2007). Cárie dentária: um novo conceito. Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, 12(6), 119–130.doi:10.1590/s1415-54192007000600012
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo