Os níveis de contaminação são comumente expressos em diferen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2592279 Química

Leia o texto a seguir para responder às questões de 21 a 23.


Alfenas está situada no Sul de Minas, às margens do Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do Brasil. Embora o objetivo inicial da construção desse lago tenha sido a geração de energia a partir da construção de uma usina hidrelétrica, ao longo destes 60 anos as atividades turísticas e recreativas se intensificaram nessa região e não é mais possível imaginá-la sem visitantes. Contudo, recentemente uma reportagem trouxe uma preocupação para a região. Um estudo da UFMG indicou que atividades humanas como a agricultura, pecuária e lançamento do esgoto in natura podem ter afetado a qualidade da água do Lago de Furnas. Em suas análises, a pesquisadora considerou dados oficiais de monitoramento das águas em Minas Gerais relativos às bacias que alimentam o Lago de Furnas, considerando os parâmetros de turbidez, pH, densidade de cianobactérias e os níveis de E. coli.

Quando nos referimos a contaminantes inorgânicos, como cromo, mercúrio, chumbo ou cadmio, a presença destes em fontes hídricas ou até mesmo nos peixes que ocupam essas fontes é comum, dadas as atividades cotidianas ou industriais que ocorrem nos municípios ao redor. E outra atividade frequente na região de Furnas refere-se à pesca esportiva ou como fonte de renda, com criação especialmente de tilápias em tanques. Embora não tenha sido apontado no estudo, o monitoramento constante dos níveis de contaminantes, sobretudo os inorgânicos, nas águas do lago, é crucial para garantir a qualidade do peixe que chega à mesa dos mineiros e seus visitantes.


Disponível em: <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/presenca-de-contaminantes-fecais-no-lago-de-furnas-pode-estar-acima-do-permitido> (Com adaptações). Acesso em: 17 abr. 2024.

Os níveis de contaminação são comumente expressos em diferentes unidades de concentração. Em dados ambientais, como do texto, por exemplo, é comum expressar o nível de contaminantes em ppm, que indica parte por milhão. Contudo, a IUPAC recomenda fortemente que esse termo seja abandonado, dadas as possíveis ambiguidades, e que seja substituído por unidades compatíveis com o SI, por exemplo, μmol/mol.


Assim, qual informação sobre o soluto é imprescindível para fazer a conversão (ppm para μmol/mol) em uma fração mássica?

Alternativas