Na determinação do layout interno de armazéns e para deter...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
juntos devem ser armazenados próximos para evitar deslocamentos excessivos durante o
picking .
O objetivo é minimizar as distâncias utilizando métodos que organizem de um modo a facilitar o picking.
d) a aplicação de um critério isolado é suficiente para minimizar o custo total de manuseio.
Qual critério a ser utilizado dependerá do tipo de itens que o estoque possui, tamanho físico e condições técnicas para obtê-los. Um critério que funciona bem em um caso pode ser ruim em outro.
e) um dos objetivos da armazenagem é aumentar o tempo unitário de manuseio, reduzindo o custo total de armazenagem.
O objetivo é diminuir. Pode ou não reduzir o custo total. O normal é que reduza.
- Critério de semelhança ou complementaridade: agrupa-se itens que são frequentemente solicitados para, assim, reduzir o número de deslocamentos no interior do armazém.
- Critério de compatibilidade: os itens são agrupados de acordo com suas características de forma a não armazenar elementos que não se harmonizam, como, por exemplo: cilindros de oxigênio e gasolina.
- Critério da popularidade: são agrupados aqueles itens que possuem maior giro no estoque. O critério da popularidade diferencia-se do critério da semelhança, na medida em que esse é estabelecido a partir de grupos de itens. Imaginemos, por exemplo, um estoque no qual prego e cola são frequentemente demandados. Nesse caso os dois itens seriam agrupados mais próximos da produção. Já o critério da popularidade pode observar os itens em sua exclusividade. Imaginemos, por exemplo, uma produção que dependa a todo momento de grampos. Esse seria o item mais popular e poderia ficar mais próximo da produção.
- Critério do tamanho: diz respeito tanto ao tamanho do estoque para armazenar um determinado item quanto do tamanho no que se refere à quantidade de deslocamento para atendimento da produção. Para o último caso, imaginemos um item grande, uma caixa embalagem, por exemplo. Imaginemos ainda que para carregar esse item seja necessário sempre mobilizar uma empilhadeira. Nesse caso, um arranjo razoável seria deixar esse elemento perto da produção, desde que outros indicadores apontem para essa necessidade. Agora imaginemos um item pequeno. Pregos, por exemplo. Nesse caso, mesmo que se demande grande quantidade desses itens, é possível deixá-los mais afastados da produção, uma vez que em uma única ida à prateleira desse elemento é possível deslocar uma grande quantidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo