Um cemitério de galhos e troncos de árvores carbonizados, m...
Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br
Após a queda do meteorito, o que teria ocorrido na Terra que ocasionou a extinção em massa dos dinossauros? Marque a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A. Vamos entender o porquê e discutir as demais opções.
Alternativa A: As alterações climáticas decorrentes do impacto do meteorito são a provável causa da mortandade em larga escala. O choque teria aberto uma cratera imensa e lançado aos céus bilhões de toneladas de rocha derretida, além de ter desencadeado terremotos de grande magnitude, tsunamis e chuva de partículas de vidro. Essa alternativa é correta porque descreve com precisão os efeitos catastróficos que um impacto de tal magnitude teria na Terra. O levantamento de poeira e detritos teria bloqueado a luz solar, levando a uma queda significativa na temperatura e causando o colapso das cadeias alimentares.
Alternativa B: A afirmação de que o aumento do nível do mar inundou todas as regiões terrestres não é precisa. Embora o impacto de um meteorito possa causar tsunamis, não há evidências de que o nível do mar tenha subido a ponto de cobrir todas as terras. Esse cenário seria menos provável e não explicaria a extinção em massa de forma abrangente.
Alternativa C: A ideia de que a queda do meteorito modificou o eixo da Terra e levou à perda da estabilidade gravitacional é incorreta. Enquanto um impacto grande pode causar tremores e talvez uma ligeira alteração no eixo, isso não teria sido suficiente para causar uma instabilidade gravitacional significativa que pudesse explicar a extinção em massa.
Alternativa D: A proposta de que houve uma queda drástica na temperatura ao ponto de congelar as espécies é uma interpretação exagerada. A queda de temperatura devido ao bloqueio da luz solar foi significativa, mas não a ponto de iniciar uma era glacial imediata e congelar todos os organismos vivos.
Alternativa E: A ideia de ventos soprando a mais de 5000 km/h está bastante exagerada e é fisicamente improvável. Além disso, embora a chuva ácida possa ter ocorrido, sua magnitude sozinha não explica a extinção em massa como o efeito combinado de vários fatores descritos na alternativa A.
Em resumo, a alternativa A oferece a explicação mais científica e abrangente baseada em evidências sobre como o impacto do meteorito teria causado a extinção dos dinossauros e outras formas de vida. Este evento catastrófico provocou uma série de mudanças climáticas e ambientais que foram devastadoras para a vida na Terra.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Trabalhando sob a coordenação de uma equipe da Universidade do Kansas, os pesquisadores encontraram o conjunto de fósseis após seis anos de escavações no sítio arqueológico de Tanis, na Formação Hell Creek. Segundo o grupo, o sítio oferece um registro detalhado da devastação que ocorreu horas após um meteorito de grandes dimensões ter se chocado com a Terra onde hoje é a península de Yucatán, no México. Alterações climáticas decorrentes do impacto são a provável causa da mortandade em larga escala, que marcou o fim do período geológico Cretáceo. O choque teria aberto uma cratera de 180 quilômetros de diâmetro (Chicxulub) e lançado aos céus bilhões de toneladas de rocha derretida. Teria também desencadeado terremotos de grande magnitude, além de tsunamis e chuva de partículas de vidro. Esses fenômenos deixaram um rastro de destruição que se estendeu por um raio de 3 mil quilômetros (PNAS, 1º de abril).
Letra A correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo