O DNA mitocondrial de dois fósseis diferentes do Hom...
A comparação entre as sequências do DNA mitocondrial dos dois fósseis e o de DNA mitocondrial de Homo sapiens obtido de diversas etnias revelou 24% de diferença entre suas bases. Os dados do sequenciamento do DNA, incluindo aquele de DNA mitocondrial de chimpanzés, foram então usados na construção de uma árvore filogenética que está ilustrada a seguir. Os resultados mostraram que provavelmente os neandertais não teriam dado origem aos humanos europeus.
De acordo com essa conclusão W, X, Y e Z representam, respectivamente, as seguintes espécies:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A teoria mais aceita é a Teoria para fora da África: Houveram duas saídas distintas. A primeira saída, o homo erectus deslocou-se para Ásia e Europa, se extinguindo nesses dois locais. Logo após ocorreu uma segunda saída, novamente para Ásia e Europa. A evolução para Homo sapiens ocorre na África, onde posteriormente (já sapiens) ocorre o deslocamento para Ásia e Europa.
Prestar atenção ao enunciado da questão para não errar, dá pra resolver só por eliminação:
Enunciado: 2 FÓSSEIS DE Homo neanderthalensis
1 FÓSSIL DE Homo sapiens
1 FÓSSIL DE DNA mitocondrial de chimpanzés
O DNA do chimpanzé é o mais diferente entre essas amostras, o ancestral mais distante, portanto representa a letra W.
Os dois fósseis de Homo neanderthalensis são muito próximos, apenas 3,5% de diferença nucleotídica, até pela questão relatar que são da mesma espécies se espera que fiquem juntos no clado. Logo, representam as letras X e Y.
Só resta a letra Z para o Homo sapiens, o que faz sentido por ser próximo ao Homo neanderthalensis, mas não idêntico, ocupando saindo do clado deles. A questão chamou pelo nome não científico (europeus e outros humanos) para tentar confundir.
Resposta Letra B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo