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Q1069327 Jornalismo
Walter Benjamin, um dos expoentes da Escola de Frankfurt, estabeleceu diferenças entre a obra de arte dotada de aura e a obra de arte resultada da reprodução técnica. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas

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Para compreender o tema abordado na questão, é importante conhecer o conceito de aura na obra de Walter Benjamin. Benjamin, um dos principais pensadores da Escola de Frankfurt, defendia que a aura de uma obra de arte está ligada à sua autenticidade e unicidade. A reprodução técnica, por outro lado, transforma a maneira como a arte é percebida, eliminando essa aura ao tornar a obra acessível a um público mais amplo.

A alternativa E é a correta. Ela afirma que a aura está diretamente associada à autenticidade da obra de arte, uma característica que o original possui e que é alterada ou destruída pelas diferentes formas de reprodução técnica. Isso está alinhado com a teoria de Benjamin, que observa a perda da aura em função das possibilidades trazidas pela tecnologia de reprodução.

Vamos analisar brevemente por que as outras alternativas estão incorretas:

A - A frase sugere que a reprodução técnica eleva a capacidade intelectual, o que não é um ponto explorado por Benjamin. A reprodução facilita o acesso, mas isso não necessariamente eleva a capacidade intelectual acima da aura da obra.

B - Esta alternativa sugere que a estética do original limita a experiência nas artes clássicas, o que não está correto. Benjamin argumenta que a aura do original é uma parte essencial da experiência artística, algo que a reprodução técnica não pode oferecer.

C - Essa alternativa nega as transformações promovidas pelas tecnologias de comunicação, o que contradiz a visão de Benjamin. Ele argumenta que a reprodução técnica altera significativamente a produção e o consumo da arte.

D - A alternativa sugere que a fruição artística é um resultado exclusivo da reprodutibilidade técnica, mas não menciona o impacto econômico, o que é uma simplificação. Benjamin não diz que a reprodução ocorre sem fins lucrativos, mas que ela altera a experiência de consumo e percepção.

Em resumo, a alternativa E é a que mais fielmente reflete a perspectiva de Walter Benjamin sobre a aura e a reprodução técnica. Ela destaca a importância da autenticidade e como esta é afetada pela capacidade de replicar obras de arte.

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Foi no bojo da Escola de Frankfurt que surgiu o conceito de indústria cultural, mais especificamente no livro Dialética do esclarecimento, escrito pelos filósofos da primeira geração Theodor Adorno e Max Horkheimer. Para eles, uma das maneiras de dominação capitalista se daria pela cultura. Adorno e Horkheimer entenderam que havia dois tipos de cultura autêntica: a cultura erudita e a cultura popular.

cultura erudita é aquela produzida por uma elite intelectual, mais refinada e menos intuitiva. Essa cultura teria um valor estético maior, visto que é mais elaborada. A cultura erudita seria o escape para que a intelectualidade se desenvolvesse plenamente, e, na visão dos autores, ela deveria ser ampliada.

cultura popular é uma forma autêntica de fazer-se arte e cultura vinculadas às culturas tradicionais dos povos. Ela é autêntica, mas composta por menor refinamento técnico e intelectual, sendo mais intuitiva.

Por último, tem-se a . Diferente dos outros dois tipos, esta é inautêntica. Fruto de uma fusão de elementos da cultura erudita e da popular e da possibilidade de alta reprodutibilidade técnica, a cultura de massa seria um recurso capitalista para vender uma forma inferior de arte que, ao mesmo tempo, manteria a população sob controle. A indústria cultural se limitaria a levar o entretenimento como se fosse arte ao consumidor, que se sentiria satisfeito ao deparar-se com elementos aparentemente agradáveis e de fácil consumo.

Em relação às formas de reprodutibilidade técnica, os teóricos citavam a gravação audiovisual (considerando-se, na época, a gravação de discos, de filmes, de fotografia e de radiodifusão). Nesse sentido, o autor da obra de arte não precisaria criar, a cada performance, uma obra, mas sim reproduzir em larga escala uma obra criada anteriormente.

O filósofo Walter Benjamin declarou ser essa forma de reprodução o fim da aura que conferiria à obra de arte a sua autenticidade. Para aprofundar-se mais nesse conceito tão importante para a Escola de Frankfurt, leia: .

Retirado de: https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/escola-de-frankfurt.htm

A aura, segundo Walter Benjamin, é um conceito ligado às artes tradicionais e únicas, como a pintura. A reprodutibilidade técnica dissolve a aura, pois essas formas de arte são reproduzíveis em massa, o que diminui a experiência única e irrepetível do objeto da arte original. 

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