Analise o diagrama E que modela os jogos de um camp...
A conclusão correta sobre esse diagrama é a de que:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra B "o atributo dataJ é o identificador principal da entidade Jogo; " o atributo dataJ não é identificador da entidade jogo pois pode haver mais de um jogo na mesma data.
a-
cada jogo é identificado pelos identificadores dos times que o disputam;
identificando os 2 times e qual é local e visitante, é possivel chegar ao reg 'jogo'. pode-se tb usar a data, mas so identificadores dos times que o disputam é suficiente
a) cada jogo é identificado pelos identificadores dos times que o disputam;
CORRETO. No diagrama, a entidade Jogo, representada por um retângulo de bordas arredondadas, é uma entidade dependente, que obtém sua identidade em relação à entidade forte, Time. Os atributos idTlocal e idTvisitante, que são referências à entidade Time, servem como identificadores para a entidade Jogo. Portanto, a identidade de cada jogo é determinada pelos times que participam dele.
b) o atributo dataJ é o identificador principal da entidade Jogo;
ERRADO. No diagrama, dataJ está localizado na parte inferior do retângulo representando a entidade Jogo, indicando que é um atributo regular, não um identificador. O identificador de Jogo é derivado dos identificadores de Time.
c) cada jogo é identificado pelos times que o disputam e a data do jogo;
ERRADO. Da mesma forma que a alternativa anterior, a data do jogo é um atributo padrão associado à entidade Jogo e não serve como um identificador único para a mesma.
d) a relação entre as entidades Time e Jogo é de 1:n;
ERRADO. Apesar de um único time poder estar envolvido em múltiplos jogos, o diagrama não ilustra de maneira direta uma relação 1:n entre Time e Jogo. A conexão é representada pelos identificadores idTlocal e idTvisitante na entidade Jogo, os quais se referem à entidade Time. No entanto, isso não estabelece, por si só, uma relação unidirecional de um para muitos.
e) os atributos idTlocal e idTvisitante podem receber valores nulos na implementação do banco de dados.
ERRADO. Em um esquema Entidade-Relacionamento, não é permitido que chaves estrangeiras que servem como identificadores em uma entidade fraca (como idTlocal e idTvisitante na entidade Jogo, neste caso) sejam nulas. Isto ocorre devido à identificação de uma entidade fraca ser inteiramente ou em parte derivada da entidade forte à qual ela se liga. Logo, cada partida deve incluir um time da casa (idTlocal) e um visitante (idTvisitante), por isso, tais atributos não podem ser nulos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo