Conforme a Lei n.º 6.838/1980, a Lei n.º 4.950‐A/196...
Conforme a Lei n.º 6.838/1980, a Lei n.º 4.950‐A/1966, a Lei n.º 7.410/1985 e a Lei n.º 8.195/1991, julgue os item.
O exercício da profissão de técnico de segurança do
trabalho será permitido exclusivamente ao portador de
curso superior na área de segurança do trabalho.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - errado.
O tema central da questão é a regulamentação da profissão de técnico de segurança do trabalho. Esta questão exige conhecimento sobre a legislação específica que rege esta profissão no Brasil, especialmente a Lei n.º 7.410/1985, que trata da formação e das condições para o exercício profissional.
De acordo com a Lei n.º 7.410/1985 e suas regulamentações, o exercício da profissão de técnico de segurança do trabalho não é restrito exclusivamente a quem possui um curso superior na área de segurança do trabalho. Na verdade, para atuar como técnico de segurança do trabalho, é necessário possuir um curso técnico específico na área, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e não um curso superior. Portanto, a afirmação do enunciado está incorreta.
O erro da questão reside na restrição à necessidade de um curso superior, enquanto a legislação permite que profissionais formados em cursos técnicos possam atuar na área, sem a exigência de uma graduação universitária.
Ao abordar questões de legislação aplicada à engenharia, especialmente quando tratam de profissões regulamentadas, é crucial entender as exigências específicas por lei para o exercício de cada profissão. Isso inclui os tipos de formação e certificação exigidos, podendo variar de uma profissão para outra.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
técnico nao, eng
Art. 2º O exercício da profissão de Técnico de Segurança do Trabalho será permitido, exclusivamente:
I – ao portador de certificado de conclusão de curso de Técnico de Segurança do Trabalho, a ser ministrado no País em estabelecimentos de ensino de 2º grau;
II – ao Portador de certificado de conclusão de curso de Supervisor de Segurança do Trabalho, realizado em caráter prioritário pelo Ministério do Trabalho; (Extinto).
III – ao possuidor de registro de Supervisor de Segurança do Trabalho, expedido pelo Ministério do Trabalho, até a data fixada na regulamentação desta Lei.
Parágrafo único. O curso previsto no inciso I deste artigo terá o currículo fixado pelo Ministério da Educação, por proposta do Ministério do Trabalho, e seu funcionamento determinará a extinção dos cursos de que trata o inciso II, na forma da regulamentação a ser exercida.
- MT = propõe o currículo
- MEC = fixa o currículo
Art. 3º O exercício da atividade de Engenheiros e Arquitetos na especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho dependerá de registro em Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, após a regulamentação desta Lei, e o de Técnico de Segurança do Trabalho, após o registro no Ministério do Trabalho.
Exercício da atividade:
- Engenheiros e Arquitetos na especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho = registro no CREA;
- Técnico de Segurança do Trabalho = registro MT
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo