Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as fa...
( ) Na escola tradicional, o ensino de arte era voltado essencialmente para o domínio técnico, mais centrado na figura do professor. ( ) A partir de 1950, além do Desenho, as matérias Música, Canto Orfeônico e Trabalhos Manuais passam também a fazer parte dos programas das escolas primárias e secundárias. ( ) Objetivos, conteúdos, estratégias, técnicas e avaliação, elementos curriculares essenciais, não são explicitados nos planos de curso e de aula na escola de tendência tecnicista. ( ) Com um desafio e compromisso com as transformações na sociedade, a partir dos anos 80, professores de arte passam a discutir as ações e as ideias que querem mudar na educação em arte. ( ) Com a introdução de Educação Musical na escola, outro enfoque passa a existir no ensino da música, podendo ser sentida, tocada, dançada, experimentada, criada, além de cantada.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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Para abordar essa questão sobre a história do ensino de Arte no Brasil, é importante compreender as diferentes fases e tendências que marcaram o desenvolvimento desse campo educacional. Vamos analisar cada uma das afirmativas propostas para determinar quais são verdadeiras e quais são falsas.
1. ( ) Na escola tradicional, o ensino de arte era voltado essencialmente para o domínio técnico, mais centrado na figura do professor.
Essa afirmativa é verdadeira. Historicamente, o ensino de Arte nas escolas tradicionais focava no desenvolvimento técnico, com ênfase na reprodução de técnicas e estilos, onde o professor era a figura central, transmitindo conhecimentos de maneira expositiva e autoritária.
2. ( ) A partir de 1950, além do Desenho, as matérias Música, Canto Orfeônico e Trabalhos Manuais passam também a fazer parte dos programas das escolas primárias e secundárias.
Essa afirmativa é verdadeira. Durante o século XX, especialmente a partir de 1950, houve uma ampliação no currículo das escolas brasileiras, incluindo disciplinas como Música, Canto Orfeônico, e Trabalhos Manuais, refletindo uma maior valorização das expressões artísticas na educação.
3. ( ) Objetivos, conteúdos, estratégias, técnicas e avaliação, elementos curriculares essenciais, não são explicitados nos planos de curso e de aula na escola de tendência tecnicista.
Essa afirmativa é falsa. Na abordagem tecnicista, que ganhou força nas décadas de 1960 e 1970, há uma clara explicitação dos objetivos, conteúdos e métodos de ensino nos planos de curso, já que essa tendência se caracteriza por uma visão mais estruturada e formalizada do processo educativo.
4. ( ) Com um desafio e compromisso com as transformações na sociedade, a partir dos anos 80, professores de arte passam a discutir as ações e as ideias que querem mudar na educação em arte.
Essa afirmativa é verdadeira. A partir dos anos 1980, com as transformações sociais e políticas no Brasil, houve uma renovação no ensino de Arte, com os educadores buscando metodologias mais criativas e críticas, discutindo práticas que promovem a reflexão e a inclusão.
5. ( ) Com a introdução de Educação Musical na escola, outro enfoque passa a existir no ensino da música, podendo ser sentida, tocada, dançada, experimentada, criada, além de cantada.
Essa afirmativa é verdadeira. O ensino de Música nas escolas passou a adotar uma abordagem mais abrangente e experimental, indo além do mero canto, para incluir práticas como tocar instrumentos, criar e experimentar com sons, promovendo uma vivência musical mais rica.
A alternativa correta é a Alternativa B: V • V • F • V • V.
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