A caracterização da forma de corrosão auxilia bastante no es...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q2746259 Não definido

A caracterização da forma de corrosão auxilia bastante no esclarecimento do mecanismo e na aplicação das medidas adequadas de proteção. Em relação às formas de corrosão, pode-se afirmar que:


I. A corrosão por pites processa-se em pontos ou em pequenas áreas localizadas na superfície metálica produzindo pites que são cavidades que apresentam o fundo em forma angulosa e profundidade, geralmente, maior do que o seu diâmetro.

II. A corrosão por esfoliação se processa de forma paralela à superfície metálica, ocorrendo a desintegração do material em forma de placas paralelas.

III. Quando dois materiais metálicos, com diferentes potenciais, estão em contato em presença de um eletrólito, ocorre uma diferença de potencial e a consequente transferência de elétrons, sendo conhecida como corrosão galvânica.

IV. A corrosão transgranular pode ser provocada por impurezas nos contornos de grão, aumento da concentração de um dos elementos de liga ou redução da concentração de um destes elementos na região dos contornos de grão.

V. A corrosão uniforme é a forma mais comum e provoca perda de massa uniforme por toda a superfície metálica. A escolha dos materiais e dos métodos de proteção – como pintura ou galvanização por imersão a quente – são comumente utilizadas para controlá-la.


São CORRETAS apenas as afirmativas:

Alternativas