Uma empresa deseja instituir um serviço encarregado do rece...
Com base na terminologia da Arquivologia, essa atividade é denominada
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
As secretarias não são unidades administrativas com relação direta nos serviços de documentação.
Os arquivos corrente, intermediário e permanente são fases da guarda por ondo os documentos transitam, conforme se alteram os seus valores e sua importância.
Gabarito do professor: Letra "B"
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- LETRA B -
Protocolo: Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.
Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística
DOS ARQUIVOS:
PASSAM POR 3 ESTÁGIOS DISTINTOS DE ARQUIVAMENTO DE ACORDO COM O USO QUE SE FAZ DOS DOCUMENTOS: CORRENTE, INTERMEDIÁRIO E PERMANENTE.
Letra B - Protocolo
Protocolo:
1) denominação atribuída a setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso.
2) denominação atribuída ao próprio número de registro dado ao documento.
3) livro de registro de documentos recebidos e/ou expedidos.
Gabarito B
Acrescentando :
Protocolo : Conjunto de operações visando ao controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de modo a assegurar a imediata localização e recuperação. É uma atividade típica da fase corrente, quando os documentos tramitam bastante.
Atividades realizadas pelo Protocolo:
1. Recebimento: Consiste em receber os documentos que entram na instituição ou aqueles produzidos nos próprios setores do órgão para que sejam formalizados;
2. Registro: Procedimento no qual o protocolo cadastra os dados básicos do documento em um sistema de controle (informatizado ou manual). Tais dados serão utilizados quando da localização do documento por parte do interessado;
3. Autuação: Procedimento no qual documentos são transformados em processos. Tal operação exige a inserção de capa específica, a numeração das páginas que irão constituir o processo e ainda a atribuição de um número que o identificará. Na prática, esta atividade é conhecida como abertura ou formação de processos;
4. Classificação: Uma vez recebidos os documentos, o protocolo efetuará análise a fim de identificar seus assuntos, classificando-os de acordo com os códigos existentes no Plano de Classificação da instituição;
5. Expedição/Distribuição: Atividade que consiste em enviar o documento ao seu destinatário.
Distribuição: É a remessa dos documentos às unidades responsáveis sobre a matéria neles tratadas, dentro do próprio órgão.
Expedição: Envio do documento para outro órgão da administração pública.
6. Controle da Movimentação: Consiste em identificar os setores pelos quais passam os documentos, de forma recuperá-lo com rapidez quando necessário, bem como identificar possíveis atrasos na sua tramitação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo