Alguns atribuem ao fotojornalismo a documentação ab...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1069337 Jornalismo
Alguns atribuem ao fotojornalismo a documentação absoluta da verdade e a reprodução exata da realidade, o que é questionado por Roland Barthes logo nas primeiras páginas do livro A Câmara Clara. De acordo com o pesquisador francês, somente para um olhar desatento a fotografia terá única e absolutamente este papel. Um olhar observador deve questionar a própria existência da fotografia e discutir sua importância como aparelho reprodutor de ideologia.
E. Oliveira. O resgate da ética no fotojornalismo: a banalização das imagens nos meios de comunicação. In: Revista de C. Humanas, v. 10, n.º 2, p. 428‐438, jul./dez. 2010 (com adaptações).
Roland Barthes, ao questionar a busca do real, que, por vezes, é atribuída erroneamente à fotografia, afirma que a fotografia é
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

“O que a fotografia reproduz ao infinito só ocorreu uma vez: ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente.” ― A Câmara Clara, Roland Barthes.

PDF: https://farofafilosofica.com/2018/03/02/roland-barthes-9-livros-para-download-em-pdf/

A FOTOGRAFIA É única e tem caráter documental de um momento que não poderá ser reproduzido.

É O INSTANTE DECISIVO.

O QUE É O INSTANTE DECISIVO? O instante decisivo acontece em uma fotografia quando elementos visuais e emocionais se unem em perfeita harmonia e expressam a essência da situação presenciada pelo fotógrafo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo