Leia os fragmentos a seguir relacionados a debate histórico...
“[...] Em um de seus livros mais conhecidos, Casa-Grande e Senzala, Gilberto Freyre abordou questões relativas às interações entre europeus, africanos e índios desde os primórdios da colonização, destacando as condições de reconhecimento social dos mestiços no mundo criado pelos portugueses e a suposta tolerância racial que marcaria o caráter da nação [...]".
“Nas décadas de 1950 e 1960, diversos estudos sociológicos sobre o tema das relações raciais afastaram-se da imagem de harmonia inicialmente valorizada por Gilberto Freyre, explicitando as desigualdades entre brancos e negros na sociedade brasileira [...]".
“[...] Debates propostos por Otávio Ianni e Fernando Henrique Cardoso, entre outros autores, argumentavam que a noção de classe social era mais importante que a ideia de raça na definição das relações sociais, encaminhando assim uma reflexão sistemática sobre o preconceito como sobrevivência do passado escravista [...]".
VIANA, Larissa. Mestiçagem e cultura histórica: debates. In: Cultura política e leituras do passado, 2007.
O tema central dos fragmentos acima pode ser encontrado em uma das opções a seguir. Marque-a.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Análise da Questão Cultural Brasileira: No livro "Casa-Grande e Senzala", Gilberto Freyre analisa a interação entre europeus, africanos e índios desde o início da colonização brasileira. Freyre destaca que a sociedade construída pelos portugueses permitia um certo reconhecimento social dos mestiços e argumentava haver uma suposta tolerância racial que definiria o caráter da nação.
Contudo, estudos sociológicos das décadas de 1950 e 1960 apontaram para um cenário diferente. Eles revelaram as desigualdades existentes entre brancos e negros, distanciando-se da ideia de harmonia racial sugerida por Freyre. Pesquisadores como Otávio Ianni e Fernando Henrique Cardoso trouxeram, posteriormente, o debate para a esfera das classes sociais, argumentando que estas tinham mais influência do que a raça na configuração das relações sociais, trazendo à tona uma reflexão sobre o preconceito racial como uma herança do passado escravocrata.
Assim, ao revisar o conteúdo das alternativas apresentadas, a que melhor representa o tema em discussão é a "B - Mito da democracia racial brasileira", pois contempla os debates e as revisões críticas sobre a suposta harmonia racial no Brasil, um conceito amplamente disseminado por Freyre e questionado por estudos subsequentes.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Porque a respota é a letra b ?
"[...] a noção de classe social era mais importante que a ideia de raça na definição das relações sociais, encaminhando assim uma reflexão sistemática sobre o preconceito como sobrevivência do passado escravista [...]". Matou a questão.
Respostacorreta letra B, conforme fragmento abaixo:
"Apesar de se notar facilmente a pequena visibilidade do negro, persiste a idéia do mito da democracia racial, reforçado pela tese do sociólogo e escritor Gilberto Freyre, autor de Casa-Grande & Senzala. Freyre pregou a idéia de um "paraíso racial", onde o português criou um sistema patriarcal, dispensando ao escravo negro tratamento "suave". Ele atribuiu esta cordialidade à necessidade de um patriarcalismo "polígamo" que visava a criação de uma sociedade "híbrida", baseada não só na mistura de raças, mas também no intercâmbio de culturas. Há quem afirme que no Brasil se produziu a mais perversa forma de racismo justamente porque se camufla o preconceito sob o manto do mito."
https://www.publico.pt/2001/07/16/jornal/o-mito-da-democracia-racial-brasileira-159869
É uma questão bem ruim. Ruim no sentido de que o texto não leva a alternativa que se quer que seja a correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo