A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A correta aplicação do nível de linguagem em atos e expedientes oficiais é fundamental. Isso se deve ao fato de que eles possuem uma natureza pública, o que exige transparência e acessibilidade na comunicação. Além disso, tais documentos têm como propósito estabelecer normas de conduta para os cidadãos ou regular o funcionamento dos órgãos públicos. Para que esses objetivos sejam atingidos, é imprescindível que a redação seja clara, objetiva e apropriada ao contexto.
Por exemplo, um ato normativo deve ser escrito de forma que não gere dúvidas ou ambiguidades sobre as regras que está impondo. Da mesma forma, os expedientes oficiais devem ser elaborados com o intuito de transmitir informações de maneira direta e compreensível, permitindo que todos os cidadãos possam entender o conteúdo sem dificuldades.
Gabarito da questão: Letra A - Caráter público dos atos e comunicações e de sua finalidade.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações, de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, estabelecem regras para a conduta dos cidadãos ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade.
Redação Oficial para concursos, 2011, Paulo Paranhos, pág:5
Caráter público dos atos e comunicações e de sua finalidade
Gab A
Literalidade do Manual de Redação Oficial da Presidência da República, página 5:
"A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade.(...)"
GABARITO: A
GABARITO A
PMGO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo