“Chuva forte deixa rastro de destruição em Minas Gerais..."...
“Rios da Bacia do Muriaé, Doce e Velhas causam transbordamento em três municípios e atingem cota de alerta em outras seis cidades de MG e RJ.”
https://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/Rios - Serviço Geológico do Brasil - 24/01/2020
"São Paulo revive mesmas enchentes há 91 anos" 63% dos pontos alagados nesta semana estão na área de ocorrências históricas como a de 1929, expondo inação.
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/02/15
A ação antrópica (causada pelo homem) sobre o meio ambiente em virtude da ocupação do solo altera as condições ambientais naturais. Nas estações do ano (primavera e verão), a população das grandes cidades sofre com as enchentes e os deslizamentos de terra provocados por chuvas torrenciais. Há relatos históricos em períodos de cheias em áreas urbanas desde a década de 1920, com o crescimento desordenado das cidades e a ocupação nas áreas de várzeas e planícies de inundação que aliado as fortes chuvas há o aumento das chances de transbordamento das margens dos rios, intensificando os alagamentos com registros de mortes e/ou perdas materiais.
Assinale a alternativa que descreve corretamente a causa da ocorrência de enchentes em áreas de várzea e planícies de inundação em áreas urbanas.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito: d
Assoreamento é o acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio. O fenômeno geralmente acontece quando o curso d'água não possui matas ciliares (vegetação nas margens do rio).
sobre a a): A permeabilidade do solo é um dos atributos físicos mais importantes para indicar a qualidade de um solo (MARTINS et al., 2002). Ela pode ser definida como a maior ou menor facilidade que os solos oferecem à passagem de água (ALONSO, 1999).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo