Até meados do século XVII, existia no Brasil uma relativa a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q610408 História
Até meados do século XVII, existia no Brasil uma relativa autonomia política dos colonos, em grande parte devido à presença insignificante do governo português na colônia.

Depois da Restauração de 1640, a crise econômica portuguesa forçou uma centralização do poder político na colônia e o aumento da exploração colonial, cuja administração do Marquês de Pombal é o momento mais emblemático.

Os colonos mudaram sua visão e suas atitudes em face da dominação portuguesa. Passaram a sentir-se como colonos explorados e empobrecidos pela Coroa. Começaram a revoltar-se contra a nova política colonial. 

O conjunto de revoltas que foram originadas de acordo com o texto acima foi: 


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na análise da situação política do Brasil no período colonial, especialmente após a Restauração Portuguesa em 1640, é possível identificar uma mudança significativa na administração colonial. A crise econômica em Portugal levou a uma centralização do poder político na colônia e a um aumento da exploração, com a administração do Marquês de Pombal representando um marco emblemático nesta dinâmica.

Com a intensificação da presença e do controle do governo português, os colonos começaram a perceber-se como explorados e empobrecidos pela Coroa. Isso desencadeou uma série de revoltas que, ainda que marcadas por insatisfações diversas, não buscavam a independência completa da colônia em relação à metrópole.

Assim, o conjunto de revoltas que emergiu nesse contexto pode ser classificado como nativista, uma vez que as manifestações se caracterizavam por reclamações específicas de ordem local e não almejavam a emancipação política total do Brasil em relação a Portugal. Dessa forma, essas revoltas apresentavam um caráter mais regionalizado e, embora expressassem um descontentamento com a metrópole, não representavam um desejo de ruptura definitiva e de formação de um Estado-nação independente.

Portanto, a alternativa correta é a Letra A: as revoltas foram classificadas como nativistas, devido ao fato de não buscarem a emancipação da Colônia, e terem caráter localista.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Por gentileza, esclareçam isso! rsrs

A questão fala que : " Até meados do século XVII, existia no Brasil uma relativa autonomia política dos colonos, em grande parte devido à presença insignificante do governo português na colônia., logo temos: 

Principais revoltas nativistas:

 

Revolta de Beckman

 

Ocorreu no Maranhão em 1684. Liderada por Manuel Beckman, teve como causa principal a falta de mão-de-obra escrava e o desabastecimento e altos preços das mercadorias comercializadas pela Companhia Geral de Comércio do Estado do Maranhão, criada pela coroa portuguesa em 1682.

Guerra dos Emboabas

Ocorreu em Minas Gerais entre os anos de 1708 e 1709. Os bandeirantes paulistas queriam exclusividade na exploração das minas de ouro descobertas por eles. Porém, portugueses e colonos de outros estados (chamados de emboabas pelos paulistas) também queriam o direito de exploração. O conflito ocorreu pela disputa de exploração do ouro entre estes dois grupos.

Guerra dos Mascates

Ocorreu em Pernambuco entre 1710 e 1711. Teve como principal causa a disputa política entre os senhores de engenho de Olinda e os mascates (comerciantes portugueses) pelo controle de Pernambuco.

Revolta de Filipe dos Santos

Também conhecida como Revolta de Vila Rica, ocorreu em Vila Rica (Minas Gerais), atual Ouro Preto, no ano de 1720. Liderada por Filipe dos Santos, teve como causas:

- A cobrança de altos impostos e taxas pela coroa portuguesa sobre a exploração de outro no Brasil.

- A criação das Casas de Fundição, criada para controlar e arrecadar impostos sobre o ouro encontrado na colônia.

- Proibição da circulação do ouro em pó, com punições severas para quem fosse pego com o ouro nesta condição.

- Monopólio das principais mercadorias pelos comerciantes portugueses.

Diferentemente de depois deste período, século XVIII- Movimentos separatitas ou Emancipacionistas.

A questão diz respeito a revolta classificada como nativista "ACLAMAÇÃO DE AMADOR BUENO". Resposta letra "a".

Questão fala sobre a posterior revolta chamda de "Aclamação de Amado Bueno", que ocorreu em 1641 no estado de São Paulo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo