Assinale a opção que apresenta, segundo o CBOK, uma das téc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3015458 Administração Geral
Assinale a opção que apresenta, segundo o CBOK, uma das técnicas utilizadas para a compreensão do ambiente de negócios que avalia as mudanças ambientais ocorridas desde a criação do processo e é empregada no entendimento holístico dos processos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Apesar do dizer que ela é empregada no sistema "holístico dos processos", a SWOT não serve apenas para análise de ambiente de negócios (externo). Foi por esse motivo que errei a questão.

A análise SWOT é a técnica correta, pois é utilizada para avaliar o ambiente de negócios de forma holística (considerando o todo, não apenas partes isoladas). Ela auxilia na compreensão das mudanças ambientais ao identificar Forças, Fraquezas, Oportunidades, e Ameaças. Isso permite uma visão ampla do contexto interno e externo que afeta os processos empresariais desde sua criação, promovendo um entendimento completo das influências sobre o ambiente.

Explicação das outras alternativas:

Análise de sensibilidade (what if): Técnica usada para simular diferentes cenários e analisar o impacto de variáveis específicas em uma decisão ou processo.

Análise de padrão: Técnica que identifica tendências ou padrões recorrentes em dados e informações, permitindo entender comportamentos previsíveis.

Análise de causa-raiz: Técnica focada em investigar as causas fundamentais de problemas ou falhas em processos, buscando soluções duradouras.

SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats)

- Sua principal finalidade é fornecer uma visão clara das condições internas e externas que podem influenciar a organização. ‍☠️

- Ajudando na formulação de estratégias que aproveitem oportunidades e fortaleçam pontos fortes, ao mesmo tempo que mitiguem ameaças e minimizem fraquezas.

Ambiente externo: Oportunidades e ameaças: fatores sociais/políticos e econômicos.

Ambiente interno: Forças e fraquezas, como pessoas, materiais, organização, cultura.

 Análise INTERNA (controláveis):

1. Strengths (Forças): São os pontos fortes da organização, ou seja, as características internas que a colocam em uma posição vantajosa em relação aos concorrentes. 

Exemplos incluem uma forte marca, uma equipe qualificada, tecnologia avançada, ou uma boa reputação no mercado. ‍☠️

2. Weaknesses (Fraquezas): São os pontos fracos ou limitações internas que podem prejudicar o desempenho da organização. Isso pode incluir recursos limitados, falta de inovação, problemas de gestão, ou baixa visibilidade no mercado.

Análise EXTERNA (incontroláveis):

3. Opportunities (Oportunidades): São fatores externos que a organização pode aproveitar para crescer ou melhorar seu desempenho. Essas oportunidades podem surgir de mudanças no mercado, novas tecnologias, regulamentações favoráveis, ou lacunas deixadas pelos concorrentes.

4. Threats (Ameaças): São fatores externos que podem representar riscos ou desafios para a organização. Exemplos incluem novas regulações, crises econômicas, mudanças nas preferências dos consumidores, ou a entrada de novos concorrentes no mercado.

Como utilizar a matriz SWOT:

- Identificação dos elementos: O primeiro passo é listar os principais pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da organização ou projeto.

- Análise cruzada: Após identificar cada elemento, é útil cruzar as informações para identificar possíveis estratégias. Por exemplo, como as forças da organização podem ser usadas para aproveitar as oportunidades? Como as fraquezas podem ser minimizadas diante das ameaças?

- Formulação de estratégias: Com base na análise SWOT, a organização pode formular estratégias específicas para reforçar suas forças, corrigir suas fraquezas, aproveitar oportunidades e se proteger contra ameaças.

GAB A

A MATRIZ SWOT/FOFA faz parte do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO e é utilizada na fase de Diagnóstico Institucional, visando identificar pontos fortes e fracos (análise interna) da organização, assim como oportunidades e ameaças (análise externa), VEJAMOS:

ANÁLISE INTERNA (controláveis)

  • FORÇAS: são competências, ou seja, características positivas da organização.
  • FRAQUEZAS: são deficiências, ou seja, características negativas da organização.

 ANÁLISE EXTERNA (incontroláveis)

  • OPORTUNIDADES: são condições favoráveis que podem ser usadas para que a organização alavanque o seu desempenho.
  • AMEAÇAS: são dificuldades que podem dificultar o desempenho da organização.

...........................................................................................................................................

FONTE: MEUS RESUMOS

OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

SWOT

ANÁLISE INTERNA (controláveis)

  • FORÇAS: são competências, ou seja, características positivas da organização.
  • FRAQUEZAS: são deficiências, ou seja, características negativas da organização.

 ANÁLISE EXTERNA (incontroláveis)

“análise what-if“é utilizada para apoiar a tomada de decisões ou o desenvolvimento de recomendações para tomadores de decisão com

base na mudança de variáveis no modelo analítico.

"A análise de causa raiz".

pode ser feita com um conjunto de princípios, técnicas e metodologias

que permitem identificar a causa raiz de um evento ou uma tendência.

Indo além de uma verificação superficial de causa e efeito, a RCA pode mostrar onde processos ou sistemas falharam ou causaram um problema.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo