Paciente é conduzido a atendimento em serviço de emergência ...
A causa mais provável dos sintomas desse paciente está associada ao uso de
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - cocaína.
Justificativa da Alternativa Correta:
A cocaína é uma substância estimulante potente que atua no sistema nervoso central. Os sintomas descritos no paciente — excitação, alucinações, emagrecimento, sinais clínicos de anorexia, embotamento da memória, vigília prolongada, história de convulsão, sinusite e disfonia — são compatíveis com o uso de cocaína.
Excitação e alucinações são frequentemente observadas em usuários de cocaína, devido à intensa atividade dopaminérgica e serotonérgica desencadeada pela substância. O emagrecimento e os sinais clínicos de anorexia são comuns, uma vez que a cocaína reduz o apetite. A vigília prolongada é um efeito esperado devido ao estímulo do sistema nervoso central, o que pode levar a uma degradação na memória. A história de convulsão pode ser explicada pela hiperestimulação neuronal. A sinusite e a disfonia estão relacionadas ao uso nasal crônico da droga, que causa irritação e dano às mucosas nasais e cordas vocais.
Justificativa das Alternativas Incorretas:
A - Opióides: Os opióides são conhecidos por causar sedação, euforia, depressão respiratória, miose (pupilas contraídas) e constipação. Eles não são estimulantes e, portanto, não provocam excitação, vigília prolongada ou alucinações, características observadas no paciente. Portanto, esta alternativa está incorreta.
B - Maconha: O uso de maconha pode levar a efeitos como euforia, relaxamento, alterações na percepção do tempo e espaço, e aumento do apetite. Embora possa haver episódios de ansiedade e paranóia, a maconha não provoca os sintomas severos de excitação, alucinações intensas ou vigília prolongada descritos na questão. Logo, esta alternativa também está incorreta.
C - Cola de sapateiro: A inalação de cola de sapateiro (tolueno) pode causar euforia, tontura, alucinações, comportamentos bizarros e danos neurológicos a longo prazo. No entanto, não costuma causar vigília prolongada ou convulsões regularmente, além de não ser associada a emagrecimento e anorexia de forma marcante como a cocaína. Assim, não é a substância mais provável.
D - Barbitúricos: Os barbitúricos são depressores do sistema nervoso central e causam sedação, depressão respiratória e letargia. Estes não provocariam excitação, vigília prolongada ou alucinações, sintomas que são incompatíveis com o quadro descrito no paciente. Portanto, esta alternativa está incorreta.
Espero que esta explicação tenha tornado mais claro o motivo pelo qual a alternativa E - cocaína é a correta e as outras alternativas estão incorretas. Se precisar de mais esclarecimentos, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pelos sinais expostos o mesmo consumiu uma droga psicoanaléptica ( estimulante).
Irritabilidade, insônia, anorexia são caracteristicas.
A única droga estimulante nas assertivas é a cocaína.
Portanto letra e)
A sinusite matou a questão !
A cocaína ou metil-benzoil-ecgonina é um poderoso estimulante do sistema nervoso central obtido das folhas da Erythroxylon coca.
Seu efeito estimulante sobre a cortiça cerebral desencadeia, no homem, ausência de fadiga (tanto que os indígenas peruanos que mascam folhas de coca aguentam longas caminhadas fatigantes carregando fardos excessivamente pesados sem demonstrar cansaço), carecimento de fome, aceleração do pulso, respiração rápida, insônia, aumento da atividade motora, sentimentos físicos e mentais estereotipados, loquacidade, excitação eufórica com conservação da inteligência e da consciência, e, amiúde, alucinações auditivas, visuais e táteis.
Delton Croce, Medicina Legal.
derrubada pela sinusite ....
alternativa correta:
E. cocaína.
justificativa
O quadro clínico descrito, incluindo excitação, alucinações, emagrecimento, anorexia, embotamento da memória, vigília prolongada, história de convulsão, sinusite e disfonia, é compatível com o uso de cocaína. A cocaína é um potente estimulante do sistema nervoso central que pode levar a uma ampla gama de sintomas psiquiátricos e físicos, incluindo os mencionados.
análise das demais alternativas
[A]: [opióides]: Opióides geralmente causam sedação, depressão respiratória e miose, o que não se alinha com os sintomas descritos.
[B]: [maconha]: O uso de maconha pode causar sintomas psiquiátricos como alucinações e paranoia, mas não é comum causar excitação extrema, emagrecimento significativo, ou os outros sintomas descritos.
[C]: [cola de sapateiro]: O uso de inalantes, como cola de sapateiro, pode causar sintomas neurológicos e psiquiátricos, mas não é típico causar vigília prolongada ou convulsões frequentes.
[D]: [barbitúricos]: Barbitúricos são depressores do sistema nervoso central e tendem a causar sedação, não excitação.
resumo:
O uso de cocaína é a causa mais provável dos sintomas apresentados pelo paciente, incluindo excitação, alucinações, emagrecimento, anorexia, vigília prolongada, convulsões, sinusite e disfonia.
pontos chave
- Cocaína é um potente estimulante que pode causar uma ampla gama de sintomas.
- Sintomas incluem excitação, alucinações, emagrecimento e vigília prolongada.
- Convulsões e sintomas psiquiátricos são comuns com uso de cocaína.
- Importância do diagnóstico correto para o manejo adequado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo