A sedimentação em rios entrelaçados produz, caracteristicame...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q454495 Geologia
A sedimentação em rios entrelaçados produz, caracteristicamente, sucessões com
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a E - elementos de acreção frontal, associados ao desenvolvimento das barras de canal.

Os rios entrelaçados, também conhecidos como rios trançados, são sistemas fluviais caracterizados pela presença de múltiplos canais que se entrelaçam e se separam. Esses sistemas são típicos de áreas com alta carga de sedimentos e forte variabilidade na descarga de água.

Nesses ambientes, a sedimentação é dominada pela formação de barras de areia, onde ocorrem processos de acreção frontal. As barras de canal são formadas pela deposição de sedimentos que ocorre na parte frontal da barra, à medida que a corrente do rio deposita material ao longo do fluxo d'água.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas para entender por que não são adequadas:

A - baixa razão arenitos/folhelhos: Essa opção refere-se a uma característica mais comum em ambientes fluviais dominados por folhelhos, como os estuários ou deltas, onde a deposição fina é mais evidente, o que não é o caso dos rios entrelaçados, que são ricos em arenitos devido à sua alta energia.

B - granocrescência ascendente (coarsening up): Esse padrão é mais típico de ambientes marinhos regressivos, onde a sedimentação se torna progressivamente mais grossa à medida que o nível do mar desce, algo menos associado aos rios entrelaçados.

C - camadas tabulares de arenitos e carbonatos fossilíferos intercaladas: Essa característica é mais comum em ambientes de plataforma carbonática ou marinha, onde a sedimentação é influenciada por processos biológicos e não pela dinâmica fluvial de um sistema entrelaçado.

D - gradação normal e inversa: Embora a gradação possa ocorrer em vários contextos sedimentares, sua presença em rios entrelaçados não é a característica dominante. A gradação normal geralmente indica uma sequência de decantação de partículas em um fluxo tranquilo, enquanto a inversa associa-se a fluxos de detritos e não aos processos de sedimentação de rios entrelaçados.

Entender essas características ajuda a reconhecer como o ambiente sedimentar influencia na formação dos depósitos, essencial para responder corretamente a questões sobre a sedimentologia em concursos públicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A deposição da carga de fundo propicia o desenvolvimento de barras que obstruem a corrente e ramificam-na, processo este facilitado quando as margens são facilmente erodíveis, com conseqüente aumento do suprimento detrítico. A abundante sedimentação provoca a colmatação dos canais, gerando avulsões frequentes (abandono e migração do canal).  

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo