Observe a imagem a seguir: ...
(http://www.ibdu.org.br/imagens/AUTILIZAcaODEaREASVEDADASAO%20 PARCELAMENTODOSOLO.pdf)
Trata-se do Conjunto Habitacional Cidade Tiradentes, construído no início da década de 1980 no extremo Leste da capital paulista. A localização de conjuntos habitacionais como esse em áreas distantes do centro da cidade era justificada pela busca de terrenos grandes e com preços mais baixos. Alguns especialistas, no entanto, criticam esse modelo habitacional justificando que esses conjuntos habitacionais atuam como
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E
a) ERRADA. Não faz sentido esta alternativa, muitas pessoas se deslocam dos condomínios para ir ao trabalho e para outras atividades do dia a dia. Não existe esta "bolha de proteção".
b) ERRADA. Esse modelo habitacional não recebe tratamento diferenciado do restante da cidade
c) ERRADA. É certo que tais áreas merecem boas condições de moradia e infraestrutura, porém não em detrimento do meio ambiente.
d) ERRADA. A maioria da população foi para este conjunto habitacional em busca de realizar o sonho da casa própria, e não para ficar provisoriamente.
e) CORRETA. Imagine um espaço que antes não tinha nada e era distante da cidade, de repente inicia-se a construção de vários prédios residenciais, ruas são pavimentadas, energia e esgoto são devidamente instalados. É natural que irá ocorrer uma valorização imobiliária na região e um terreno que antes custava 5 mil pode agora custa 50 mil reais. Esta especulação imobiliária é um problema social, vista por alguns urbanistas como um problema grave e que está presente neste tipo de conjunto habitacional na medida em que vai "expulsando" a população mais pobre cada vez para áreas mais distantes.
fonte: prof. Leonardo Giacomozzi (Estratégia Concursos)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo