O choque que cursa com pressão capilar pulmonar reduzida e d...
O choque que cursa com pressão capilar pulmonar reduzida e débito cardíaco aumentado é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, é essencial compreender os diferentes tipos de choque e suas características hemodinâmicas. O enunciado menciona um choque com pressão capilar pulmonar reduzida e débito cardíaco aumentado.
A alternativa correta é a D - Distributivo. O choque distributivo, como observado no choque séptico, é caracterizado por uma vasodilatação periférica que leva a uma redução na resistência vascular sistêmica. Isso resulta em uma diminuição da pressão capilar pulmonar e um aumento do débito cardíaco, pois o coração tenta compensar a queda de pressão.
Alternativas incorretas:
A - Hipovolêmico: No choque hipovolêmico, há uma redução do volume sanguíneo efetivo, levando a um baixo débito cardíaco e pressão capilar pulmonar baixa. Contudo, o enunciado menciona um aumento no débito cardíaco, o que não é característico deste tipo de choque.
B - Cardiogênico: O choque cardiogênico ocorre devido a uma falha do coração em bombear adequadamente, resultando em um baixo débito cardíaco e alta pressão capilar pulmonar, que são opostos ao apresentado no enunciado.
C - Obstrutivo: Esse tipo de choque é causado por uma obstrução do fluxo sanguíneo, como no caso de um pneumotórax ou tamponamento cardíaco, resultando em um baixo débito cardíaco. Não se encaixa no cenário de débito cardíaco aumentado.
E - Medular: Não é um tipo clássico de choque reconhecido na literatura médica para este contexto. Portanto, esta opção pode ser eliminada com base no conhecimento sobre os choques.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo