Os states do Phaser são gerados a partir de classes com méto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853855 Programação
Os states do Phaser são gerados a partir de classes com métodos específicos para sua execução. Esses métodos são automaticamente chamados pelo framework à medida que o jogo é executado.
A sequência de execução de métodos de state do framework Phaser é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta Correta: C - init, preload, create, update.

Vamos entender o porquê da alternativa C ser a correta. O Phaser é um popular framework para o desenvolvimento de jogos HTML5. Ele fornece uma série de funcionalidades que facilitam a criação de jogos 2D para navegadores. Quando tratamos dos estados (ou states) no Phaser, estamos nos referindo a diferentes seções ou cenas de um jogo, como a tela de menu, o próprio jogo ou a tela de 'game over'. Cada um desses estados pode ter métodos específicos que são chamados automaticamente pelo framework durante o ciclo de vida do jogo.

A sequência correta da execução dos métodos de um state no Phaser é:

  • init: Este é o primeiro método a ser chamado assim que o estado é ativado. É utilizado para preparar ou inicializar variáveis antes que qualquer outro processo de carregamento comece.
  • preload: Após o init, este método é invocado e é usado para carregar todos os recursos necessários para o estado, como imagens, sons e dados.
  • create: Uma vez que todos os recursos são carregados pelo preload, o método create é chamado. Aqui é onde geralmente se configura o jogo, cria-se sprites, animações e todo o resto que é necessário para que o jogo funcione.
  • update: Este é o método que é executado repetidamente após os métodos anteriores terem sido executados. Em cada quadro do jogo, o update é chamado, sendo o lugar onde a lógica do jogo, como movimentos de personagens e a detecção de colisões, acontece.

Assim, a alternativa C é a correta porque representa precisamente a ordem de execução destes métodos dentro do ciclo de vida de um estado no Phaser. Entender esta sequência é crucial para programar jogos efetivamente usando este framework, uma vez que cada método tem um papel específico e preciso durante a execução do jogo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo