“Uma lâmina num cabo é uma faca, mas é preciso que o cabo se...
Leia os textos abaixo e responda às questões 36 e 37.
“A 7ª Bienal do Mercosul convidou artistas de todas as disciplinas para participarem da performance Musicircus, criada por John Cage e realizada pela primeira vez em 1967, na Universidade de Illinois. Musicircus reúne muitos dos principais conceitos de Cage. Sua primeira edição foi realizada com uma seleção de músicos, artistas, compositores, bailarinos e poetas em um grande espaço, onde a audiência tinha a liberdade de circular livremente. Um espaço repleto de luz, projeções de imagem e som, complementado por bebidas e petiscos, como em um circo. A intenção de Cage foi criar uma situação em que tanto a criação artística quanto a experiência do público pudessem ser compartilhadas, sem ditar uma estética única. Sua principal preocupação foi demonstrar, num contexto real de espetáculo, que tanto a produção quanto a experiência da música devem ser processos colaborativos e inteiramente democráticos, que não podem ser regidos por um ego dominante. O resultado foi um ambiente de improvisação simultânea, tanto de intérpretes quanto de público, em que cada indivíduo presente possuía autonomia dentro de uma composição global de múltiplos estímulos”. (Artur Lescher [et al.]. 7ª Bienal do Mercosul: grito e escuta. Tradução de Gabriela Petit [et al.]. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2009. p. 302. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2016)
“A influência de John Cage, artista, músico e compositor que disseminou a influência de Marcel Duchamp na América do Norte por meio de seus escritos, aulas, seminários e performances, foi fundamental no pensamento de muitos artistas que, mais tarde, vieram a participar do Fluxus. John Cage já combinava filosofia oriental com fenomenologia ocidental nos anos 50 em aulas no Black Mountain College, de cujos seminários também participaram o coreógrafo Merce Cunningham e os artistas Robert Rauschemberg, Nam June Paik e Dick Higgins, entre outros. Usando o milenar livro do I Ching, John Cage introduz procedimentos do acaso na arte, como uma técnica para distanciá-la do egocentrismo característico da produção estética desde o Renascimento”. (FREIRE, Cristina. Arte conceitual. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. p. 17)
“Uma lâmina num cabo é uma faca, mas é preciso que o cabo seja esculpido, que a lâmina seja gravada, para que a faca, objeto de um trabalho supérfluo, exprima o amor e a atenção que o homem consagrou a ela. Se a arte é associada a um objeto útil, ela é nele o supérfluo”. (COLI, Jorge. O que é Arte? São Paulo: Editora Brasiliense, 1995. p. 86)
De acordo com Jorge Coli (1995), sobre o papel da arte, é INCORRETO afirmar: