Leia o texto para responder à questão. A “Rainha da M...
Leia o texto para responder à questão.
A “Rainha da Madrugada”, como é conhecida a linha de ônibus mais extensa de São Paulo, é cercada de números e estatísticas impressionantes. Ela liga o centro da capital ao extremo leste, o bairro Cidade Tiradentes.
A cada jornada, ela percorre exatos 103,272 km em sua volta completa, no trajeto circular de ida e volta centro-bairro-centro, enquanto a média das linhas da cidade é de 26 km.
(http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/maior-linha-de-onibus-da-capital-percorre-103-3-km-
em-seis-horas-20120813.html)
Situações como a contida na notícia mostram a complexidade que é o planejamento dos transportes coletivos na cidade de São Paulo. Assim, o planejador enfrenta desafios como
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) ERRADA. A construção de corredores exclusivos deve ser planejada para os coletivos e não para o transporte de carga.
b) ERRADA. O planejador não trabalha pensando no simples aumento da quantidade de linhas.
c) CERTA. Afirmativa está correta, apesar de, via de regra, linhas de ônibus com trajetos longos beneficiar uma grande quantidade de bairros, o custo para manter uma linha desta costuma ser alto, além da demora para o passageiro chegar ao seu destino final.
d) ERRADA. A utilização de ônibus com grande capacidade de transporte de passageiros reduz custos, entretanto condições do tráfego, dimensão das ruas e do próprio relevo são fatores essenciais na análise da viabilidade de linhas.
e) ERRADA. Garantir que todas as linhas tenham como destino, pelo menos, uma estação que possibilite a baldeação para um meio de transporte de massa não é a única forma de reduzir os custos.
fonte: prof. Leonardo Giacomozzi (Estratégia Concursos)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo