O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, disse nesta quinta-...
(https://glo.bo/2W45zQ2. Publicado em 17.01.2019)
A operação de assistência aos refugiados venezuelanos
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (34)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, disse nesta quinta-feira (17) em Boa Vista que a operação Acolhida, que cuida de postos de atendimento e de 13 abrigos para refugiados venezuelanos em Roraima, será mantida até março de 2020."
Fonte: G1 - Ação de acolhida a venezuelanos em RR será mantida por mais 12 meses, diz ministro da Defesa <https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2019/01/17/acao-de-acolhida-a-venezuelanos-em-rr-sera-mantida-por-mais-12-meses-diz-ministro-da-defesa.ghtml>
GABARITO: ALTERNATIVA "A"
Gabarito A
"De acordo com agências da ONU, o número de venezuelanos que deixaram o país ultrapassa 4 milhões de pessoas e o Brasil seria o quinto destino procurado por eles. Para garantir o atendimento humanitário aos refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima, principal porta de entrada da Venezuela no Brasil, o governo federal criou, em 2018, a Operação Acolhida.
Uma grande força-tarefa humanitária executada e coordenada pelo Governo Federal com o apoio de agências da ONU e de mais de 100 entidades da sociedade civil, a Operação oferece assistência emergencial aos refugiados e migrantes venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira com Roraima. Desde o início da crise migratória, estima-se que mais de 264 mil venezuelanos entraram e permaneceram no Brasil." (https://www.gov.br/acolhida/historico/)
GABARITO COMENTADO DO PROFESSOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO:
Desde que a situação na Venezuela começou a ficar ruim, com um desabastecimento que só fez crescer, muitos venezuelanos passaram a buscar refúgio no Brasil. Há aqueles, com melhores condições de vida, que conseguem vir para as cidades mais ao sul. Buscam emprego, moradia e condições de sobrevivência.
Há, no entanto, aqueles que fogem de seu país em situação bastante precária e atravessam as fronteiras com o Brasil da forma que conseguem: a pé, de carona em caminhões, escondidos no meio de cargas, nadam por rios da floresta .
A maciça entrada de refugiados venezuelanos tem criado problemas para o Brasil por conta de não haver como acolher a todos com dignidade. A crise é séria.
Demanda-se que seja assinalada a alternativa que indica a região do Brasil onde ocorre a operação de socorro aos venezuelanos.
A) CORRETA- É em Roraima onde a crise migratória é mais aguda, por ter fronteira terrestre com a Venezuela. Portanto, a operação de atendimento dos venezuelanos lá tem sua área de atuação principal.
B) INCORRETA- O Acre não faz fronteira com a Venezuela e sim com a Bolívia
C) INCORRETA- Rondônia não tem fronteiras com a Venezuela e , assim como o Acre, tem fronteira com a Bolívia
D) INCORRETA- A região do Mato Grosso não é acolhedora de venezuelanos em quantidade significativa
E) INCORRETA – Como já foi visto, o Acre não faz fronteira com a Venezuela e o financiamento do programa é do Brasil
Gabarito do Professor: Letra A.
GAB-A
ocorre em Roraima, estado brasileiro mais atingido pela crise migratória venezuelana.
EU ESTAVA LÁ NO CONTROLE DE IMIGRANTES COM MEU PELOTÃO.
VOCÊ É DO TAMANHO DOS SEUS SONHOS.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo