Assinale a alternativa correta, com base no texto 3.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D
Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa D é a correta.
Alternativa D: O texto relata os benefícios do Projeto Despertar Pela Leitura e aborda critérios de seleção das obras e de concessão de remição de pena.
Justificativa: Esta alternativa resume perfeitamente o conteúdo do texto 3. O texto detalha como o Projeto Despertar Pela Leitura funciona no sistema prisional de Santa Catarina, mencionando os benefícios para os presos, como a possibilidade de remição de pena, e explicando os critérios de seleção das obras e a forma como a remição é concedida.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A: Cabe ao juiz da Vara de Execuções Penais avaliar, selecionar e aprovar as obras literárias, bem como supervisionar a atuação dos professores no projeto.
Justificativa: Esta alternativa está incorreta porque, conforme o texto, a seleção das obras literárias é feita pela comissão de ensino da unidade prisional, e não pelo juiz da Vara de Execuções Penais. O papel do juiz é conceder ou não a remição de pena, conforme avaliação enviada a ele.
Alternativa B: O uso de aspas (4º e 5º parágrafos) serve para destacar a voz da autora do texto, revelando sua perspectiva pessoal sobre o tema.
Justificativa: Esta alternativa está errada porque o uso de aspas no texto serve para destacar as falas de pessoas entrevistadas ou citadas, e não a perspectiva da autora do texto.
Alternativa C: O projeto é fruto da iniciativa de organizações não governamentais em parceria com a iniciativa privada.
Justificativa: Esta alternativa está incorreta. O texto informa que o projeto é uma parceria entre a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e a Secretaria da Educação (SED), órgãos governamentais, e não organizações não governamentais ou a iniciativa privada.
Alternativa E: O texto apresenta dados estatísticos que correlacionam a leitura de textos, o ingresso em ensino superior e a entrada dos ex-detentos que participam do projeto no mercado de trabalho.
Justificativa: Esta alternativa está errada porque o texto não fornece dados estatísticos que façam correlações entre a leitura, o ingresso no ensino superior e a entrada no mercado de trabalho. Ele menciona dados sobre o número de presos participando do projeto e o número de internos cursando o ensino superior, mas não faz correlações explícitas como sugerido.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA D
→ Nome do projeto: Santa Catarina tem 5,5 mil presos participando do Projeto Despertar Pela Leitura desenvolvido no sistema prisional do Estado.
→ Concessão de remição da pena: Para integrar o projeto e obter o benefício, não basta apenas ler o livro. Depois de participar de uma prova de nivelamento, os internos selecionados recebem as orientações e um livro, que deverá ser lido na cela em até 30 dias. Passado o período, retornam à sala de aula para escrever uma resenha [...] Cada interno pode ler até 12 livros por ano o que garante remição de 48 dias de pena.
→ Critérios de seleção das obras: Os livros que fazem parte do projeto são selecionados e devem seguir critérios como contribuir para a formação intelectual do interno e não estimular a violência.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Na letra B, as aspas mostram a fala da Gerente do projeto, e não da autora do texto
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo