A esporotricose é uma infecção crônica da pele e do tecido ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1088521 Veterinária
A esporotricose é uma infecção crônica da pele e do tecido subcutâneo de animais e humanos, sendo uma das principais micoses de implantação diagnosticadas no Brasil.
A respeito dessa doença, é correto afirmar que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) F.  É uma zoonose causada por fungos dimórficos do complexo Sporothrix schenckii, encontrados comumente na vegetação, solo e matéria orgânica em decomposição. No solo ou em meio de cultura a 25°C, multiplica-se na forma filamentosa, enquanto em meio de cultivo a 37°C ou em parasitismo encontra-se na forma de levedura (BARROS; PAES; SCHUBACH, 2011).

b) F. Estudos moleculares demonstraram que S. schenckii é um complexo de diferentes espécies: S. brasiliensis, S. chilensis, S. globosa, S. lurei, S. mexicana, S. pallida e S. schenckii stricto sensu (MARIMON et al., 2006; ZHANG et al., 2015). No Brasil, a grande maioria dos casos relatados está relacionada à transmissão zoonótica do S. brasilienses (RODRIGUES et al., 2014).

c) V. As opções terapêuticas disponíveis para o tratamento da esporotricose felina são os azólicos itraconazol e cetoconazol, os triazólicos posaconazol e fluconazol, os iodetos de sódio e potássio, a terbinafina, a anfotericina B, a remoção cirúrgica das lesões, a termoterapia local (PEREIRA et al., 2009) e a criocirurgia (PEREIRA et al., 2014).

d) F. Os carnívoros domésticos e equinos são suscetíveis à infecção por espécies do complexo S. schenckii. Além disso, existem relatos da presença do fungo em outros animais como primatas, bovinos, camelídeos, caprinos, suínos, aves, tatus, golfinhos e artrópodes (abelhas, pulgas, formigas). Esses hospedeiros podem, eventualmente, servir de fonte de infecção ao homem (LARSSON, 2011). 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo