Paciente com 46 anos de idade, sexo feminino, relata o apar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q243649 Odontologia
Paciente com 46 anos de idade, sexo feminino, relata o aparecimento repentino de bolhas na boca, que se romperam, formando lesões extremamente dolorosas. O exame clínico mostra a presença de ulcerações generalizadas na mucosa jugal, extensas e rasas, além de sialorreia. Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a identificação de doenças que afetam a mucosa oral, com foco em condições que causam lesões ulcerativas dolorosas e outros sinais clínicos destacados. Para resolver essa questão, é fundamental que o aluno tenha conhecimento sobre patologias orais e suas manifestações clínicas.

A alternativa correta é a B - eritema multiforme.

Justificativa: O eritema multiforme é uma condição caracterizada pelo aparecimento súbito de bolhas e úlceras dolorosas na boca, podendo também afetar outras áreas mucosas e a pele. Os sintomas descritos no enunciado, como ulcerações generalizadas e sialorreia, são consistentes com essa condição. O paciente típico apresenta lesões mucosas dolorosas, que podem ser extenuantes. O eritema multiforme frequentemente se associa a infecções virais, como o herpes simples, ou ao uso de certos medicamentos.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

  • A - lúpus eritematoso: O lúpus pode causar lesões orais, mas geralmente elas são menos agudas e menos dolorosas do que as descritas no enunciado. Além disso, o lúpus frequentemente se manifesta com sinais e sintomas sistêmicos, como lesões cutâneas em outras partes do corpo e sintomas articulares, não especificados aqui.
  • C - candidíase: A candidíase oral, também conhecida como sapinho, geralmente se manifesta como placas brancas que podem ser facilmente removidas. Embora possa haver desconforto, as lesões descritas são mais consistentes com úlceras do que com a aparência característica da candidíase.
  • D - afta vulgar: As aftas são pequenas úlceras dolorosas na boca, mas tendem a ser menores e menos generalizadas do que o quadro relatado. As aftas normalmente se apresentam de forma isolada ou em pequeno número.
  • E - periadenite mucosa necrótica: Essa condição, também conhecida como síndrome de Sutton ou estomatite aftosa recorrente maior, apresenta úlceras mais profundas e crônicas, mas geralmente não se inicia com bolhas, como no caso do eritema multiforme.

Estratégia de Resolução: Quando se depara com uma questão desse tipo, é importante associar os sinais clínicos relatados com as características típicas das doenças. Prestar atenção aos detalhes do quadro clínico descrito pode ajudar a identificar rapidamente condições como o eritema multiforme.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Comentário (baseado no livro "Diagnóstico Bucal" do autor Sílvio Boraks):   Lúpus Eritematoso: Apresenta úlceras rasas com projeções brancas filiformes (em raios de sol) no lábios, palato duro e mole e mucosa jugal acompanhadas em geral de lesões caracterizadas por "asa de borboleta", que são placas e erosões na região malar e no dorso nasal, assim como na pele do lábio. As lesões de pele geralmente ocorrem nas áreas expostas à luz: punhos, mãos e colo.
Úlcera em "raios de sol"  
Lesão em "asa de borboleta"   Eritema Multiforme: Manifestação sistêmica mucocutânea de eclosão brusca, surge em horas ou minutos e desenvolve na mucosa bucal, eritema, bolhas que se rompem rapidamente deixando extensas áreas ulceradas. O que caracteriza esta lesão é seu caráter "explosivo". Pode se manifestar na boca somente ou preceder a erupção cutânea. Pode atingir mãos e pés, braços e pernas. Provoca dor, disfagia e sialorreia, eritema e ulcerações generalizadas na boca extremamente dolorosas, extensas e rasas às vezes recobertas por exsudato branco amarelado.   Candidíase: Membrana branca amarelada ou acinzentada, destacável à raspagem de superfície irregular e brilhante, às vezes opaca quando seca, que recobre áreas extensas em forma de manto ou ainda pequenas áreas circulares ou puntiformes aglomeradas em áreas isoladas. Sob estas membranas, notam-se, ao destacá-las, úlceras que por vezes sangram.
  Afta Vulgar: Úlcera arredondada, de contorno regular, tamanho de 0,3 cm de diâmetro em média, com halo eritematoso, exsudato acinzentado ou amarelado na porção central, única ou múltipla, exacerbada mecânica ou quimicamente. O paciente refere dor e/ou ardor provocados ou espontâneos. Não ocorre em mucosa queratinizada.
  Periadenite Mucosa Necrótica: Úlcera profunda, de contorno irregular, bordas às vezes elevadas, eritema ao redor com exsudato acinzentado ou amarelado no interior, de proporções maiores que a afta vulgar (cerca de 1 cm ou mais de diâmetro), múltipla, atingindo inclusive mucosa mais queratinizada (mucosa mastigatória). Pode tornar-se complicada em função do acometimento múltiplo na boca e orofaringe, além de provocar dores intensas, levando o paciente ao estresse, subalimentação e, consequentemente, debilidade orgânica.
  alternativa B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo