De acordo com texto, assinale a alternativa que contempla um...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Calma. Bebe uma água e respira.
O examinador quer a opção em que Sorkin não faz qualquer crítica e que apóia totalmente.
a) GABARITO. Metrópoles autossuficientes.
Note que Sorkin apóia totalmente as cidades autossuficientes, inclusive descreve como Nova York pode ser autossuficiente e ter uma vida comunitária sem depender do governo e da inciativa privada.
b) Errada. Aliança entre Estado e empresas, em parcerias público-privadas.
Ao contrário, ele faz uma crítica explícita a isto, observe o trecho " Sorkin é bastante crítico da aliança entre o Estado e as empresas, as parcerias público-privadas"
c) Errada. Cidades inteligentes.
Sorkin faz uma crítica ao termo "cidades inteligentes". Para ele, o termo correto seria "cidades sábias".
d) Errada. Criação arquitetônica baseada somente na beleza das proporções.
O arquiteto faz uma crítica explicita. Observe: "Se escrever só sobre as proporções do prédio ou a beleza da fachada, você não está vendo o todo.”
e) Errada. Sistema de mobilidade urbana de Brasília.
Esta é a principal crítica ao longo do texto.
GABARITO: LETRA A
A) Metrópoles autossuficientes. → de acordo com o texto, linha 31 a 33: "Sorkin se propôs a pensar como uma metrópole como Nova York pode ter uma vida comunitária vibrante e ser autossuficiente sem precisar depender tanto do governo ou da iniciativa privada". → NÃO HÁ QUALQUER CRÍTICA OU RESTRIÇÃO.
B) Aliança entre Estado e empresas, em parcerias público-privadas. → de acordo com o texto, linha 33: "Sorkin é bastante crítico da aliança entre o Estado e as empresas".
C) Cidades inteligentes. → de acordo com o texto, linha 40 "Sorkin também desconfia das “cidades inteligentes”, que prometem amenizar os problemas urbanísticos com novas tecnologias, algoritmos e dados".
D) Criação arquitetônica baseada somente na beleza das proporções. → de acordo com o texto, linha 48 a 50: "Em suas resenhas, ele se esforçava para, como os modernistas, juntar arte e política, pôr na balança a beleza e o impacto social de um prédio. “Olhar somente o aspecto estético da criação arquitetônica é impossível, exige uma miopia artificial”, explicou".
E) Sistema de mobilidade urbana de Brasília. → de acordo com o texto, linha 08: "percebi como era bu rro o sistema de mobilidade urbana de Brasília, que uma superquadra não é uma vizinhança e que havia uma cidade paralela".
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo