“Ele era um poeta desesperado; eu era um romancista frustra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2255199 Português

Farsantes no cemitério


  Ele era um poeta desesperado; eu era um romancista frustrado. Ele chegara a um impasse em sua existência poética, e doutrinava que um rugido exprimia mais do que todas as palavras existentes. Agindo em consequência, preferia rugir a falar. [...] Eu vivia fuçando a existência alheia em toda parte, e interrogava incessantemente meu coração à procura de um tema, uma linguagem, uma verdade que valorizasse a aventura literária. Enfurecido pela lentidão da aventura interior, em três palavras ditas dedicava uma a difamar a vida. Quanto ao meu companheiro, embora dominasse plenamente a sua linguagem e já tivesse escrito belos poemas, perdera a fé na poesia. [...]

(OLIVEIRA, José Carlos. A Revolução das Bonecas. Rio de Janeiro: Sabiá, 1967. P. 21.)

“Ele era um poeta desesperado; eu era um romancista frustrado.” Considerando o período, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de um período simples, constituído pelo mesmo verbo.
II. Os sintagmas “um poeta desesperado” e “romancista frustrado” desempenham a função sintática de predicativo do sujeito.
III.O período é constituído por duas orações. O sujeito da primeira oração é o pronome “ele” e o sujeito da segunda oração é o pronome “eu”.

Do ponto de vista morfossintático, está correto o que se afirma apenas em
Alternativas