No que se refere às opções de tratamento dos transtornos men...
O pindolol, antagonista seletivo dos receptores 5HT1A e 5HT1B, tem sido estudado na potencialização do efeito dos antidepressivos e conta com evidências consistentes de eficácia no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado
Tema central da questão: O item trata das opções de tratamento para transtornos mentais, com foco na utilização do pindolol como um potencializador dos efeitos de antidepressivos e sua eficácia no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Para responder essa questão, é fundamental entender que o pindolol é um medicamento que age como antagonista dos receptores 5HT1A e 5HT1B. Esses receptores estão relacionados ao sistema serotoninérgico, que é comumente associado ao tratamento da depressão.
Justificativa para a alternativa correta: A alternativa correta é E - errado porque, embora o pindolol tenha sido estudado para potencializar os efeitos de antidepressivos, ele não possui evidências consistentes de eficácia no tratamento do TDAH. O tratamento do TDAH geralmente envolve estimulantes como o metilfenidato ou medicamentos não estimulantes, como a atomoxetina, que atuam em outros mecanismos neuroquímicos.
Análise das alternativas:
- C - certo: Esta alternativa está incorreta pois afirma erroneamente que o pindolol tem evidências consistentes de eficácia no tratamento do TDAH, o que não é sustentado pela literatura científica atual.
- E - errado: Esta é a alternativa correta, pois a afirmação da questão sobre a eficácia do pindolol no tratamento do TDAH está incorreta.
Estratégias de interpretação: Ao enfrentar questões como esta, é importante:
- Fazer uma análise crítica da afirmação dada, verificando se ela se alinha com o conhecimento científico atual.
- Conhecer os medicamentos e suas indicações principais, pois nem todos os medicamentos usados em psiquiatria têm eficácia cruzada para diferentes transtornos.
- Prestar atenção em palavras-chave que indiquem certezas absolutas, como "evidências consistentes", e verificar a veracidade dessas afirmações.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito correto
Em geral os fármacos antidepressivos aumentam os níveis extracelulares de serotonina (5ht), no entanto, em média para se observar melhoras no tratamento da depressão é necessário um período de 2 a 3 semanas para que o efeito clínico se instale - alguns autores denominam como período de latência-, dessa forma com o aumento global ocorre a ativação dos autoreceptores somatodendríticos 5HT-1a, que por mecanismos de feedback negativo, determina uma subsequente redução na liberação de 5HT, já que os subreceptores 5HT1 possuem efeitos predominantemene inibitórios.
Esse mecanismo tem sido considerado como uma das causas do retardo no início de ação dos inibidores da recaptação de serotonina após sua administração, e por essa razão, diversos autores tem sugerido a utilização de drogas bloqueadoras dos auto-receptores 5HT1a na tentativa de elevar, de forma mais precoce, os níveis de 5ht na sinapse. O pindolol é um antagonista seletivo dos subreceptores 5HT1 (localização pré-sináptica), farmacologicamente é classificado como betabloqueadro não seletivo, e seu uso clínico é para tratamentos de hipertensão.
No entanto alguns estudos tem demonstrado sua eficácia no tratamento da depressão por diminuir o período de latência entre o período de adminsitração dos ISRS e o efeito clínico esperado.
EM SUMA:
1) ISRS- inibem a recaptação de serotonina e aumentam a quantidade do NT na fenda
2) o aumento da quantidade de 5HT, estimula a atividade do receptor pré-sinaptico 5HT1 que é um auto-regulador e atua por feedback negativo
3) 5HT1 diminui o ritmo de disparos neuronais
4) O ocorre uma dessensibilização fisiológica dos receptores 5ht1 devido ao uso e a quantidade de 5ht na fenda pela recaptação
5) Após a dessensibilização começam ocorrem os efeitos clínicos esperados dos ISRS, pois nesse momento o 5ht1 terá sua atividade diminuida
Dessa forma, medicamentos antagonistas seletivos do 5HT1 irão atuar na fase 3, pois diminuirá a atuação desse subreceptor, diminuindo o período de latência que aconteceria naturalmente mas em um período de tempo maior.
.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo