Toda mulher tem direito a atendimento seguro, humanizado e d...
I. Até o bebê completar seis meses, a mulher tem direito de ser dispensada do trabalho todos os dias, por dois períodos de meia hora ou um período de uma hora, para amamentar.
II. Se alguém da família é beneficiária do Programa Bolsa Família, a mulher tem direito ao benefício variável extra na gravidez após o nascimento do bebê.
III. A Lei Federal nº 11.108/2005 garante às parturientes o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, no parto e no pós-parto. O acompanhante poderá ser somente o cônjuge; na ausência dele, o escolhido somente poderá ser do sexo feminino.
IV. A mãe portadora do vírus HIV ou HTLV tem o direito de receber leite em pó gratuitamente pelo SUS, até o bebê completar quatro meses.
V. As consultas devem ser realizadas: até a 28ª semana, mensalmente; da 28ª até a 41ª, quinzenalmente.
Quais estão corretas?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (60)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I- Verdadeira- Durante o período da gestação e no pós parto, existem alguns direitos garantidos por lei, que estão explícitos na Caderneta da Gestante do Ministério da Saúde. São direitos trabalhistas, até o bebê completar seis meses, a mulher tem direito de ser dispensada do trabalho todos os dias, por dois períodos de meia hora ou um período de uma hora, para amamentar.
II- Verdadeira- Durante o período da gestação e no pós parto, existem alguns direitos garantidos por lei, que estão explícitos na Caderneta da Gestante do Ministério da Saúde. São direitos sociais: Se a família é beneficiária do Auxílio Brasil/ bolsa família, a gestante tem o direito ao Benefício Composição Gestantes. Para conseguir esse benefício extra na gravidez e após o nascimento do bebê,a gestante deve buscar informações no Centro de Referência em Assitência Social (Cras) do seu município.
III- Falsa- A alternativa propõe que a Lei Federal nº 11.108/2005 garante às parturientes o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, no parto e no pós-parto. O acompanhante poderá ser somente o cônjuge; na ausência dele, o escolhido somente poderá ser do sexo feminino, estando incorreta, a Lei Federal nº 11.108/2005, garante às parturientes o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, no parto e no pós-parto, no SUS. Este acompanhante é escolhido por ela, podendo ser homem ou mulher.
IV- Falsa- A alternativa propõe que a mãe portadora do vírus HIV ou HTLV tem o direito de receber leite em pó gratuitamente pelo SUS, até o bebê completar quatro meses, estando incorreta, as mulheres portadoras do vírus HIV ou HTLV não devem amamentar, elas têm o direito de receber leite em pó, gratuitamente, pelo SUS, até o bebê completar 6 meses ou mais.
V- Falsa- A alternativa propõe que as consultas devem ser realizadas: até a 28ª semana, mensalmente; da 28ª até a 41ª, quinzenalmente, estando incorreta, as consultas devem ser realizadas conforme este cronograma: até a 28ª semana (mensalmente); da 28ª até a 36ª semana (quinzenalmente); da 36ª até a 41ª semana (semanalmente).
Gabarito: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Até a 28º semana gestacional– as consultas devem ser mensais. Do 28º à 36º semana gestacional – as consultas devem ser quinzenais. Da 36º à 41º semana gestacional – as consultas devem ser semanais.
28 sem- mensal 28-36 sem- quinzenal, 36-41sem- semanal HIV- a formula deve ser oferecida até os 6 meses
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo