Dentre as opções terapêuticas a seguir, assinale a alternati...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1622675 Medicina

Leia o enunciado a seguir e responda à questão.


Mulher, 59 anos, tabagista, sem outros antecedentes mórbidos, procura atendimento médico com queixa de desconforto torácico subesternal, predominantemente à noite, fazendo-a acordar na madrugada, com duração de 5 a 15 minutos. Relata que, nos últimos 2 meses, acorda com esse desconforto praticamente todas as noites. Refere irradiação para região cervical anterior e mandíbula, além de sudorese e dispneia durante os episódios. O exame físico é normal, IMC = 23, PA = 120 x 70 mmHg. Foram realizados exames complementares: laboratório, ecocardiograma e teste ergométrico normais. Por persistência dos sintomas, optou-se pela realização de angiotomografia de coronárias, que evidenciou ateromatose e escore de cálcio discretos e ausência de redução luminal coronária.

Dentre as opções terapêuticas a seguir, assinale a alternativa que apresenta aquela que deve ser contraindicada para o tratamento da principal hipótese diagnóstica, uma vez que pode levar à deterioração ou piora do quadro atual.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão descreve um cenário médico clínico com uma mulher apresentando desconforto torácico noturno, sudorese e dispneia. Os sintomas e o histórico sugerem que ela pode estar sofrendo de angina, uma condição causada por fluxo sanguíneo insuficiente para o coração. A ausência de redução luminal coronária, juntamente com o escore de cálcio discreto e a ateromatose, confirmam essa hipótese. Quando se pensa em tratamento, a questão pede uma opção que seria contraindicada. Nesse caso, a alternativa correta é o Propranolol (opção D). O Propranolol é um bloqueador beta não seletivo que reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial. Embora pareça intuitivo que essas ações possam ser benéficas para um paciente com angina, na verdade, o Propranolol pode ser perigoso nesses casos. Ele pode causar um aumento no tempo de diástole (quando o coração está relaxando e se enchendo de sangue), que é exatamente quando a circulação coronariana ocorre. Se esse tempo for prolongado excessivamente, pode levar a uma diminuição da perfusão miocárdica, piorando a angina. Portanto, o Propranolol pode levar à deterioração ou piora do quadro atual, tornando-o contraindicado para essa paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo