Em um estudo sobre tráfico de pessoas realizado pelo Ipea, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2383255 Estatística
Em um estudo sobre tráfico de pessoas realizado pelo Ipea, os autores trazem as seguintes afirmações:

I - “Na medida em que haja desacordo sobre a definição de tráfico de pessoas entre diferentes países [...], os números globais do tráfico de pessoas são provavelmente enviesados” (p.23).
II - “Em tese, identificar as vítimas do tráfico de pessoas poderia ser difícil, pois estas fazem parte de populações com baixa visibilidade (por exemplo, profissionais do sexo, imigrantes indocumentados)” (p.24).

MORAES, R. F. de et al. Uma solução em busca de um problema: repensando o enfrentamento ao tráfico de pessoas no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2022.

Ambas as afirmações se referem a vieses de seleção da amostra, e esses vieses
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vamos analisar as afirmações e determinar qual viés de seleção se aplica a cada item.

  

I - “Na medida em que haja desacordo sobre a definição de tráfico de pessoas entre diferentes países [...], os números globais do tráfico de pessoas são provavelmente enviesados” (p.23).

 

Vejamos, a falta de um consenso sobre a definição de tráfico de pessoas entre diferentes países leva a uma distorção nos números globais sobre o tema. Isso ocorre porque, dependendo de como o tráfico de pessoas é definido, algumas situações podem ser incluídas ou excluídas das estatísticas, afetando a precisão dos números globais. Esse problema pode ser classificado como um viés de medição (measurement bias), que ocorre quando há distorção nos dados coletados devido à maneira como as medições são realizadas ou definidas.

 

II - “Em tese, identificar as vítimas do tráfico de pessoas poderia ser difícil, pois estas fazem parte de populações com baixa visibilidade (por exemplo, profissionais do sexo, imigrantes indocumentados)” (p.24).

 

Aqui percebemos a dificuldade de identificar as vítimas do tráfico de pessoas, devido à sua baixa visibilidade social, como no caso de profissionais do sexo e imigrantes indocumentados. Este problema está relacionado ao viés de notificação (reporting bias), que ocorre quando determinados grupos ou eventos são sub-representados ou super-representados nos dados coletados, devido a problemas na maneira como as informações são reportadas ou coletadas. Neste caso, a dificuldade em identificar vítimas devido à sua situação de vulnerabilidade contribui para uma subnotificação do tráfico de pessoas.

 

Dessa forma, as afirmações I e II discutem, de fato, vieses de seleção da amostra, mas de tipos diferentes:

  • A afirmação I aborda um viés de medição, relacionado à forma como o tráfico de pessoas é definido e medido entre diferentes países, o que pode levar a estatísticas globais enviesadas.
  • A afirmação II trata de um viés de notificação, relacionado à dificuldade de identificar e reportar casos de tráfico de pessoas, especialmente entre populações com baixa visibilidade.

 

Gabarito: Letra B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo