Considere a matéria a seguir, sobre a dura realidade do trab...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2383263 Estatística
Considere a matéria a seguir, sobre a dura realidade do trabalho infantil no Brasil.

Quase 5% das crianças e adolescentes do país estão em situação de trabalho infantil, aponta IBGE
O Brasil tem um total de 38,365 milhões de pessoas com idade de 5 a 17 anos. Destas, 2,103 milhões realizam atividades econômicas ou de autoconsumo, estando 1,881 milhão em situação de trabalho infantil, o equivalente a 4,9% do total de pessoas entre 5 e 17 anos no país, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa também apontou que, em 2022, 756 mil crianças e adolescentes exerciam atividades da Lista TIP, do governo federal, que elenca as piores formas de trabalho infantil no país. No geral, são serviços que envolvem risco de acidentes ou são prejudiciais à saúde, como trabalho na construção civil, em matadouros, oficinas mecânicas, comércio ambulante em locais públicos, coleta de lixo, venda de bebidas alcoólicas, entre outras atividades.

Imagem associada para resolução da questão

A pesquisa do IBGE considera duas categorias de atividades:
econômica, que é a de quem trabalhou pelo menos 1 hora completa e foi remunerado em dinheiro, produtos, benefícios, etc., ou que não teve remuneração direta, mas atuou para ajudar a atividade econômica de algum parente.
de autoconsumo, que incluem pesca, criação de animais, fabricação de roupas, construção de imóveis e outras que sejam para uso exclusivo da pessoa ou de parentes.

E nem todas as pessoas de 5 a 17 anos que exercem essas atividades se enquadram na situação de trabalho infantil.
Disponível em: https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2023/12/20/quase-5percent-das-criancas-e-adolescentes-do-pais-estao-emsituacao-de-trabalho-infantil-aponta-ibge.ghtml. Acesso em: 29 dez 2023. Adaptado.

Nesse contexto, considere que uma pessoa de 5 a 17 anos é escolhida ao acaso e que se deseja estimar a probabilidade de que essa pessoa exerça trabalho infantil, mas não em uma de suas piores formas, que são elencadas na lista TIP, dado que ela realiza atividades econômicas ou de autoconsumo.
Essa probabilidade é, aproximadamente, de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O diferencial das questões da CESGRANRIO é a interpretação que tem nas questões dela. Até vc entender o que ela pede já era o tempo da sua prova, acabou. Em si essa questão é extremamente simples, mas na hora da pressão já era.

Primeiro vamos entender o que ela quer. Ela quer a probabilidade de uma criança exercer trabalho infantil, dado que ela realiza atividades econômicas ou autoconsumo e pede pra excluir as atividades econômicas e auto serviços, considerado os piores de acordo a lista TIP

Ao todo 1,881 milhões de crianças exercem trabalho infantil e exercem atividade econômica ou de autoconsumo , 756 mil exercem os piores trabalhos. Subtraindo 1,881 milhões e 756 mil vc vai achar 1,125.

1,125 são as crianças que exercem trabalho infantil e atividades econômicas ou de autoconsumo, excluídas as piores formas.

2,103 são as crianças e adolescentes que exercem atividades econômicas ou de autoconsumo no geral sendo elas de trabalho infantil ou não.

Agora só dividir 1,125/2,103≈53,5%

Para calcular a probabilidade de que uma criança ou adolescente que realiza atividades econômicas ou de autoconsumo esteja em situação de trabalho infantil, mas não em uma de suas piores formas, usaremos a informação fornecida e a regra da probabilidade condicional.

De acordo com a informação dada, temos:

  • Total de pessoas de 5 a 17 anos: 38,365 milhões
  • Pessoas que realizam atividades econômicas ou de autoconsumo: 2,103 milhões
  • Pessoas em situação de trabalho infantil: 1,881 milhão
  • Pessoas em piores formas de trabalho infantil (lista TIP): 756 mil

A probabilidade condicional que queremos encontrar é a de que uma pessoa esteja em situação de trabalho infantil, mas não em uma de suas piores formas, dado que ela realiza atividades econômicas ou de autoconsumo.

Ou seja, queremos:

P(Trabalho Infantil não TIP | Atividade Econômica ou Autoconsumo)

Essa probabilidade pode ser calculada pela diferença entre o total de pessoas em situação de trabalho infantil e aquelas em piores formas de trabalho infantil, e então dividindo pelo total de pessoas que realizam atividades econômicas ou de autoconsumo:

P=Total de Trabalho Infantil−Piores Formas de Trabalho Infantil/Total de Atividade Econômica ou Autoconsumo

P=1,881 milhão−756 mil/2,103 milhão

=1881000−756000/2103000

=1125000/2103000

=1125/2103

≈0,535=53,5%

Então, a probabilidade aproximada é de 53,5%.

Gabarito: Letra D

Considere que uma pessoa de 5 a 17 anos é escolhida ao acaso e que se deseja estimar a probabilidade de que essa pessoa exerça trabalho infantil, mas não em uma de suas piores formas, que são elencadas na lista TIP, dado que ela realiza atividades econômicas ou de autoconsumo.

para mim ela pede a probabilidade de escolher a criança dentre o total de 38 milhões, retirando aquelas que realizam trabalho infantil em um das suas piores formas.

Interpretando passo a passo a questão:

Considere que uma pessoa de 5 a 17 anos é escolhida ao acaso (até aqui, U = 38.365) e que se deseja estimar a probabilidade de que essa pessoa exerça trabalho infantil (1.881), mas não em uma de suas piores formas (subtrai 756), que são elencadas na lista TIP, dado que ela realiza atividades econômicas ou de autoconsumo (premissa; o U a ser considerado, então, é U= 2.103).

Essa probabilidade é, aproximadamente, de:

P = (1881-756)/2103 = 53,49%

Gabarito: Letra D.

Bons estudos!

Cesgranrio avalia mais a capacidade do candidato interpretar rápido, resistir a pressão e aguentar o ritmo de textos longos! Claro que em alguns casos é necessário dominar o conteúdo!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo