De acordo com Pressman e Maxim (2016), a Programação Extrema...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A. A Programação Extrema, conhecida como Extreme Programming (XP), é uma metodologia de desenvolvimento ágil que tem como objetivo melhorar a qualidade do software e a capacidade de resposta às mudanças de requisitos. Vamos entender o porquê da alternativa A ser a correta:
O XP se concentra em diversas práticas que são agrupadas em quatro categorias básicas: Planejamento (Planning), Projeto (Designing), Codificação (Coding) e Teste (Test). Essas atividades são as pedras angulares dessa metodologia ágil:
- Planejamento: Através de histórias do usuário e jogos de planejamento, os requisitos são coletados e priorizados. Isso ajuda a equipe a compreender o que precisa ser feito e a planejar as iterações do projeto.
- Projeto: O design em XP é orientado a simplicidade e melhoria contínua, com o uso de práticas como refatoração e design incremental.
- Codificação: A programação em pares, onde dois desenvolvedores trabalham juntos em um único computador, e a integração contínua são práticas fundamentais na codificação dentro de XP.
- Teste: XP coloca uma enorme ênfase em testes automatizados e desenvolvimento orientado a testes (TDD). Antes da implementação de qualquer funcionalidade, escrevem-se os testes que irão validar essa funcionalidade.
As outras alternativas incorporam elementos que, embora sejam importantes em muitas metodologias ágeis (como a colaboração e adaptação), não são descritas especificamente como atividades centrais do XP por Pressman e Maxim. A melhoria contínua, por exemplo, é um conceito fundamental no Lean e no Kanban. A adaptação é algo inerente ao desenvolvimento ágil como um todo, mas não é listada como uma atividade separada no XP da maneira que é apresentada na questão.
Portanto, a alternativa A é a que mais fielmente representa as atividades da Programação Extrema conforme descritas por Pressman e Maxim em 2016, e é por isso a resposta correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Planejar: Histórias, critérios de aceitação;
Projetar: CRC, protótipos;
Codificar: programação em pares
Teste: teste de integração, teste de integridade
.
At.te
Foco na missão ❢
GABARITO A
De acordo com Roger S. Pressman no livro Engenharia de Software Uma Abordagem Profissional 7º Edição
"A Extreme Programming (programação extrema) emprega uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento preferido e envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: planejamento, projeto, codificação e testes."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo