Em se tratando da linguagem escrita, o texto deve primar pel...
Brasil vive fetiche por tecnologia na educação
Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-vive-fetiche-por-tecnologia-
na-educacao,1067996,0.htm.Acesso: 20 nov. 2013.
( ) Em “Meu único receio é que nesse deleite esqueçamos o principal”, o conectivo “que” substitui “Meu único receio”. (linha 30)
( ) No trecho “Para não ser injusto, há boas novidades nas áreas do ensino adaptativo”, o termo destacado estabelece ideia de finalidade. (linha 22)
( ) No fragmento “Eles não têm valor por si só”, o pronome em destaque retoma a expressão “Os aplicativos, sites e outras novidades tecnológicas”. (linha 21)
( ) Em “há boas novidades nas áreas do ensino adaptativo e do uso de games, que apresentam esse potencial”, o pronome destacado refere-se a “boas novidades nas áreas de ensino adaptativo e do uso de games”. (linha 22)
A sequência CORRETA para as proposições é:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. D
A primeira sentença é FALSA, pois o que exerce função de conjunção integrante e não de pronome relativo como o enunciado cita.
GABARITO D
Para saber se é pronome relativo basta substituirmos por "os quais, as quais, o qual, a qual", sempre retoma um termo anterior.
Já a conjunção integrante, na maioria das vezes vem antecedida de um verbo e pode ser substituída por "isso, disso, nisso".
bons estudos
Meu único receio é isso.
Gab. D
A primeira sentença é FALSA, pois o que exerce função de conjunção integrante e não de pronome relativo como o enunciado cita.
Em “Meu único receio é que nesse deleite esqueçamos o principal”, o conectivo “que” substitui “Meu único receio”.
Errado, o "que" nesta frase é conjunção integrante, ou seja, integra uma frase a outra. Para provar podemos trocar o que por "isso". Meu único receio é isso. Conjunção integrante "que" = isso.
No trecho “Para não ser injusto, há boas novidades nas áreas do ensino adaptativo”, o termo destacado estabelece ideia de finalidade.
Verdadeiro, com a finalidade de/para que/para não ser injusto, há boas [...].
No fragmento “Eles não têm valor por si só”, o pronome em destaque retoma a expressão “Os aplicativos, sites e outras novidades tecnológicas”.
Verdadeiro, eles estão remetendo aos termos anteriores (sujeito composto - Os aplicativos, sites e outras novidades tecnológicas)
Em “há boas novidades nas áreas do ensino adaptativo e do uso de games, que apresentam esse potencial”, o pronome destacado refere-se a “boas novidades nas áreas de ensino adaptativo e do uso de games”.
Verdadeiro, o "que" é um pronome relativo (o qual, os quais, a qual, as quais) que remetem a termos anteriores.
Gabarito: D) F, V, V, V.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo