Network Address Translation (NAT) é uma forma de remapeamen...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
Comentário sobre o gabarito:
Network Address Translation (NAT) é uma técnica amplamente utilizada para remapear endereços IP, permitindo que vários dispositivos em uma rede local usem um único endereço IP público para acessar a Internet. Isso é especialmente útil em redes IPv4, que têm um número limitado de endereços IP disponíveis.
A questão exige que o candidato conheça os diferentes tipos de NAT e suas características. Vamos analisar cada alternativa para entender por que a alternativa C é a correta:
A - "A técnica de NAT é utilizada com frequência juntamente com o protocolo IPv6, já que o mesmo possui uma quantidade bastante limitada de endereços IP."
Essa assertiva está incorreta. O protocolo IPv6 foi desenvolvido precisamente para resolver o problema da escassez de endereços IP, oferecendo um espaço de endereçamento muito maior do que o IPv4. Portanto, a utilização de NAT em IPv6 não é comum nem necessária.
B - "O uso de NAT com mascaramento de IP em uma rede privada compromete a segurança dos dispositivos conectados a um roteador, já que cada dispositivo possuirá um endereço acessível remotamente a partir da Internet."
Isso também está incorreto. Uma das vantagens do NAT com mascaramento de IP (também conhecido como NAT Overload) é que ele justamente esconde os endereços IP privados dos dispositivos internos, fornecendo uma camada adicional de segurança. Assim, os dispositivos internos não são acessíveis diretamente a partir da Internet.
C - "Há vários tipos de NAT, dentre eles: Full-cone NAT, Restricted Cone NAT, Port Restricted Cone NAT e Symmetric NAT."
Essa assertiva está correta. Existem, de fato, diferentes tipos de NAT, cada um com suas próprias características e usos. Os mencionados (Full-cone NAT, Restricted Cone NAT, Port Restricted Cone NAT e Symmetric NAT) são categorias reconhecidas e utilizadas em diversos contextos de rede.
D - "O protocolo FTP pode ser utilizado em conjunto com NAT e não é afetado de forma alguma com o uso do FTP ativo."
Essa assertiva está incorreta. O FTP no modo ativo pode enfrentar problemas quando usado com NAT porque o servidor FTP tenta iniciar uma conexão de volta ao cliente, o que pode ser bloqueado pelo NAT. O modo passivo do FTP é geralmente recomendado em redes que usam NAT.
E - "NAT não pode ser aplicado em conjunto com aplicações de firewall."
Isso está incorreto. NAT é frequentemente utilizado em conjunto com firewalls para melhorar a segurança da rede. Muitos dispositivos de firewall modernos incorporam NAT como uma de suas funcionalidades principais.
Espero ter esclarecido suas dúvidas! Se precisar de mais alguma explicação ou tiver qualquer outra pergunta, estou à disposição.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Tipos de NAT
Há várias maneiras de implementar o endereço de rede e a tradução de portas. Em alguns protocolos de aplicação que usam informações de endereço IP, o aplicativo em execução precisa determinar o endereço externo do NAT, ou seja, o endereço que seus pares de comunicação detectam e, além disso, muitas vezes precisa examinar e categorizar o tipo de mapeamento em uso.Geralmente isso é feito porque é desejado configurar um caminho de comunicação direta entre dois clientes, os quais estão por trás de NATs separados.
Para isso, foi desenvolvido o protocolo Simple traversal of UDP over NATs (STUN) (RFC 3489, março de 2003). Ele classificou a implementação de NAT como Full Cone NAT, Restricted Cone NAT, Port-Restricted Cone NAT, Symmetric NAT: e propôs uma metodologia para testar um dispositivo de acordo. Contudo, estes procedimentos foram desde então obsoletos do estado de normas, uma vez que os métodos são inadequados para avaliar corretamente muitos dispositivos. Novos métodos foram padronizados no RFC 5389 (outubro de 2008) e o acrônimo STUN agora representa o novo título da especificação: Session Traversal Utilities for NAT.
https://wiki.sj.ifsc.edu.br/index.php/NAT#Tipos_de_NAT
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo