Em relação à imigração colonial camponesa italiana no Brasil...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1008233 História
Em relação à imigração colonial camponesa italiana no Brasil e no Rio Grande do Sul e o contexto histórico-político das nações envolvidas, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O fim da Regência, em 1840, proporcionou ao governo do segundo Reinado a retomada do incentivo migratório, pelo qual italianos se estabeleceram em diversas regiões do Brasil em terras incultas e improprias à produção escravista e latifundiária. ( ) A saída da terra natal, pelos italianos, foi uma tentativa de solução para a crise vivida por multidões de camponeses italianos, uma inclinação para fugir da fome e do trabalho fatigante, dos baixos salários e dos serviços militares. ( ) A saída dos italianos de seu território contribuiu para o aumento da oferta de trabalho para os que ficavam. A migração reforçou na Itália as estruturas sociais arcaicas, fazendo com que o latifúndio e o autoritarismo social ficassem intocáveis. ( ) A migração colonial camponesa italiana é o resultado da prosperidade política regional, e internacional, um esforço estruturado para propagar a situação de equilíbrio econômico e social de todos envolvidos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"O fim da Regência, em 1840, proporcionou ao governo do segundo Reinado a retomada do incentivo migratório, pelo qual italianos se estabeleceram em diversas regiões do Brasil em terras incultas e improprias à produção escravista e latifundiária"

Apesar da letra ser correta ser E. Essa assertiva também contém alguns erros. Primeiro a terra não era inculta ou imprópria a produção escravista, mas já se tratava de um plano de branqueamento da população brasileira. Segundo também se tratava de povoar regiões de fronteira, pois temia-se que o território brasileiro iria se fragmentar como aconteceu na América Hispânica depois das guerras de independência.

"Retomada do incentivo migratório"? Quando foi que começaram a não ser pelo tráfico de escravos e da política de banimento dos fidalgos a partir da adm manuelina?

GAB-E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo